Consolidação e Integração Regional das Redes de Mutualidades de Saúde da Ilha de Santiago (2ª fase)
Cabo Verde, Ilha de Santiago: Concelhos do Tarrafal; Santa Catarina; São Lourenço dos Órgãos; Santa
Uma mutualidade é uma associação de base comunitária privada sem fins lucrativos cujo funcionamento assenta na solidariedade entre habitantes de uma região que pagam regularmente uma quota. O principal objetivo de uma mutualidade é que a falta de dinheiro no momento da doença não constitua uma ameaça ao tratamento e à cura.
Objetivos:
- Global: contribuir para o reforço do mecanismo de proteção social das famílias, através da promoção de iniciativas ao nível do setor da economia solidária, orientadas para o aumento do acesso a cuidados de saúde e para o aumento do rendimento das famílias, particularmente as mais excluídas e carenciadas.
- Específico: contribuir para a consolidação sócio-organizativa das mutualidades de saúde.
Beneficiários:
Diretos: população do meio rural e das periferias urbanas, constituídas essencialmente por: mulheres chefes de família; jovens à procura de novo emprego; produtores independentes (do setor informal
Indiretos: três mil aderentes atuais e mais cinco mil novos membros a mobilizar no decurso da implementação do projeto (população dos 7 distritos onde decorrerá a ação).
Atividades:
- Mobilização social e Animação dos membros das Mutualidades de Saúde
- Diversificação das prestações no domínio de saúde e fomento das iniciativas sociais e económicas dos aderentes do sistema
- Consolidação sócio-organizativa das mutualidades de saúde
Parceiros:
- Governo de Cabo Verde
Duração
- 24 meses: outubro 2009 a setembro 2012
Financiadores
- Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.