Consolidação e Integração Regional das Redes de Mutualidades de Saúde da Ilha de Santiago (2ª fase)

Cabo Verde, Ilha de Santiago: Concelhos do Tarrafal; Santa Catarina; São Lourenço dos Órgãos; Santa

Uma mutualidade é uma associação de base comunitária privada sem fins lucrativos cujo funcionamento assenta na solidariedade entre habitantes de uma região que pagam regularmente uma quota. O principal objetivo de uma mutualidade é que a falta de dinheiro no momento da doença não constitua uma ameaça ao tratamento e à cura.

Beneficiários:

Diretos: população do meio rural e das periferias urbanas, constituídas essencialmente por: mulheres chefes de família; jovens à procura de novo emprego; produtores independentes (do setor informal

Indiretos: três mil aderentes atuais e mais cinco mil novos membros a mobilizar no decurso da implementação do projeto (população dos 7 distritos onde decorrerá a ação).

Objetivos:

  • Global: contribuir para o reforço do mecanismo de proteção social das famílias, através da promoção de iniciativas ao nível do setor da economia solidária, orientadas para o aumento do acesso a cuidados de saúde e para o aumento do rendimento das famílias, particularmente as mais excluídas e carenciadas.
  • Específico: contribuir para a consolidação sócio-organizativa das mutualidades de saúde.

 

Atividades:

  • Mobilização social e Animação dos membros das Mutualidades de Saúde
  • Diversificação das prestações no domínio de saúde e fomento das iniciativas sociais e económicas dos aderentes do sistema
  • Consolidação sócio-organizativa das mutualidades de saúde

Parceiros:

  • Governo de Cabo Verde