Mais Cidadania Mais Desenvolvimento em Liquiçá
Timor-Leste, Distrito de Liquiçá
A governação descentralizada é hoje entendida pelo Governo de Timor Leste como uma condição indispensável para o exercício da cidadania, da boa governação e crescimento socioeconómico local. Para tal, é necessário fortalecer as competências das organizações da sociedade civil timorense, para que possam defender os interesses dos cidadãos e contribuir para o processo de desenvolvimento. Para mais informação consulte a brochura e o vídeo de apresentação do projeto, o estudo sobre o perfil das Organizações da Sociedade Civil de Liquiçá e a sua relação com as Autoridades Locais e o guia das ONG a atuar no local.
Objetivos:
Geral: Contribuir para o crescimento socioeconómico e para a consolidação da democracia e boa governação no distrito de Liquiçá.
Específico: Reforçar a capacidade das Organizações da Sociedade Civil e das Organizações de Base Comunitária visando melhorar a eficiência e a sustentabilidade das suas ações; promover maior diálogo e cooperação entre Organizações da Sociedade Civil, Organizações de Base Comunitária e Autoridades Locais.
Beneficiários:
Diretos: 12 Organizações da Sociedade Civil / Organizações de Base Comunitária com sede no distrito de Liquiçá; Rede das ONG de Liquiçá e ponto focal da FONGTIL no distrito; Autoridades Locais (Administração Distrital e Direções Distritais).
Indiretos: Outros Atores Não Estatais a nível distrital, assim como as comunidades mais vulneráveis da população do distrito de Liquiçá, correspondendo a aproximadamente 66.700 pessoas.
Atividades:
Resultado esperado 1: Capacidade técnica e experiência das Organizações da Sociedade Civil e das Organizações de Base Comunitária nas áreas de gestão organizacional, operacional e associativa aumentadas e reforçadas.
Resultado esperado 2: Democracia, espirito de accountability e visão estratégica internas das Organizações da Sociedade Civil e das Organizações de Base Comunitária incentivadas e promovidas.
Resultado esperado 3: Mecanismos de concertação e comunicação interinstitucional entre Organizações da Sociedade Civil e das Organizações de Base Comunitária e Autoridades Locais promovidos e dinamizados.
Atividade 1: Produção de um estudo sobre o perfil das Organizações da Sociedade Civil e das Organizações de Base Comunitária e a relação com Autoridades Locais em Liquiçá; A2: Seleção das Organizações da Sociedade Civil e das Organizações de Base Comunitária alvo do projeto; A3: Definição e operacionalização do programa de formação; A4: Programa de troca de experiências e intercâmbios nacionais e internacionais; A5: Apoio às organizações selecionadas; A6: Elaboração e execução de um plano de visibilidade e comunicação.
Parceiros:
Fundação ETADEP e Ministério da Economia e Desenvolvimento de Timor-Leste (enquanto entidade associada)
Vídeos
Explore a playlist no YouTube do projeto
Duração
- 30 meses: junho 2011 a dezembro 2013
Financiadores
- União Europeia e Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, I.P