Melhoria do Acesso a Serviços Sociais Básicos na Regência das Flores Timur

Indonésia, Regência das Flores Timur 

Resultado de uma nova parceria entre o IMVF, o Camões- Instituto da Cooperação e da Língua I.P e a Administração da Regência das Flores Oriental, teve início em 2011 o Projeto de Melhoria do Acesso a Serviços Sociais Básicos, que visa contribuir para a melhoria da disponibilidade, acesso e utilização de água potável na Regência, prevendo-se um impacto direto no quotidiano de aproximadamente 11.000 habitantes dos subdistritos de Titehena, Demon Pagong e Tanjung Bunga*.

Beneficiários:

Diretos: Quatro aldeias do subdistrito de Titehena, sete aldeias do subdistrito de Demon Pagong e três aldeias do subdistrito de Tanjung Bunga, apoiando diretamente cerca de 11.000 pessoas*.

Indiretos: Habitantes das restantes aldeias dos subdistritos-alvo e população da Regência das Flores Oriental (população total estimada 234.000 habitantes).

Objetivos:

Geral: Contribuir para o desenvolvimento sustentável do distrito de Flores Timur.

Especifico: Contribuir para a melhoria da disponibilidade, acesso e utilização de serviços sociais básicos no setor de água potável nos subdistritos de Titehena, Demon Pagong e Tanjung Bunga.

Atividades:

Resultado esperado 1: Levantamento técnico e diagnósticos diversos elaborados e validados.

  • Atividade 1: Levantamento e diagnóstico técnico (validação);
  • A1.1: Elaboração de um estudo técnico;
  • A1.2: Realização de um workshop para discussão e validação do levantamento com identificação e seleção das aldeias-alvo do projeto.

Resultado esperado 2: Rede de abastecimento de água potável construída com novos chafarizes e ligações a infraestruturas sociais básicas.

  • A2: Criação e reforço da rede de abastecimento de água potável (proteção de nascentes, construção de sistemas de distribuição/tubagem, colocação de depósitos intermédios e finais, colocação de chafarizes e ligações a infraestruturas sociais básicas).

Resultado esperado 3: Formação e capacitação em gestão e manutenção dos novos equipamentos realizado.

  • A3: Programa de formação/capacitação em gestão e manutenção dos equipamentos de abastecimento de água.

Parceiros:

  • Regência das Flores Timur
  • Apoio técnico: Águas de Portugal Internacional

*Dados de acordo com revisão do projeto em Dezembro de 2012.

Materiais de Divulgação