Foto retirada do site www.palmares.gov.br
No passado dia 7 de novembro teve lugar em Brasília a Marcha Nacional Quilombola, uma manifestação que reuniu quilombolas dos quatro cantos do Brasil pela garantia do direito à terra, por políticas sociais públicas mais justas, pelo direito a um desenvolvimento sustentável e pelo respeito à sua cultura, religiosidade e tradições.
Mais de 3000 quilombolas eram esperados numa manifestação no Senado à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa sob o mote “O Brasil também é Quilombola”. A ACONERUQ – Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão, organização parceira do IMVF no projeto “O percurso dos Quilombos” participou também na marcha com 52 Quilombolas do Maranhão que reivindicaram políticas públicas para a população Quilombola, entre outras, o direito à terra.
“(…) os direito, a gente ainda não tem. Está na constituição federal, os direito? Está. (…) diz que há passagem livre para todo cidadão brasileiro. Ida e vinda, sem proibição (…). E aí eu me pergunto: será possível que só nós não temos esses direitos? (…) dizia Tinoco, do Quilombo Santa Maria dos Pinheiros, no Maranhão, numa entrevista ao IMVF em 2009 a propósito da luta pelo direito a terra.
Realizou-se também uma audiência pública sobre as comunidades Quilombolas e a regularização fundiária das terras onde vivem. Na audiência, esteve presente, entre outros, a Senhora Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.
Mais informações sobre os Quilombolas aqui.