O resumo do debate com os investigadores Haggai Erlich, professor emérito da Universidade de Telavive e especialista na região do Nilo e do Médio Oriente e Ana Elisa Cascão, gestora de programas no Stockholm International Water Institute e especialista em conflitos da água, já está disponível para consulta.
A mesa-redonda, que decorreu no dia 10 de setembro de 2013 no Clube ISCTE, teve como tema a questão do conflito acerca da partilha das águas do rio Nilo. Com o início do processo de retenção de águas no Nilo Azul por parte da Etiópia para a construção da Barragem do Renascimento, o objetivo é transformar este país num importante exportador de energia elétrica para toda a região. A construção desta barragem tem contado com o apoio expresso do Sudão e do Sudão do Sul, mas com a forte oposição do Egito.
O debate teve início com uma apresentação por parte dos dois oradores convidados. Haggai Erlich falou acerca das relações entre o Egito e a Etiópia e da sua mútua dependência numa perspetiva histórica. Já Ana Elisa Cascão analisou a situação presente vivida nesta região e caracterizou os problemas que se colocam às relações Egito-Etópia a propósito da construção da Barragem do Renascimento no Nilo Azul.
No debate foram abordadas algumas questões específicas agrupadas em três grupos: a Barragem e a utilização das águas do Nilo, o papel da Europa na região e as mudanças demográficas que têm vindo a ocorrer na Etiópia.
Consulte o documento completo aqui.