O dia 18 de dezembro, Dia Internacional das Migrações, foi a data escolhida pelo IMVF e pela Associação Renovar a Mouraria para o lançamento oficial, em Lisboa dos percursos guiados por imigrantes residentes no bairro da Mouraria, as Rotas Urbanas Interculturais, uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto com o mesmo nome.
A Mouraria é a base em Portugal da rede internacional Migrantour, uma rede de guias migrantes que permite a cidadãos oriundos de países terceiros e da Europa não comunitária mostrarem o bairro que escolheram para viver, tal como eles o vêm e convidando todos aqueles que por lá passam a ver as ruas com novos olhares e a ouvir as suas histórias.
Existem diferentes “mundos” que convivem na Mouraria, berço do fado e considerado o bairro mais multicultural da cidade de Lisboa: os atuais residentes a pertencem a 51 diferentes nacionalidades, o que perfaze 25% da população de um dos mais típicos bairros lisboetas.
O primeiro módulo de formação para guias locais decorreu entre maio e junho deste ano e contou com formandos de várias nacionalidades: Brasil, Irão, Congo, Bangladesh, Paquistão, Polónia e Ucrânia. Seguir-se-á em janeiro de 2015, uma segunda fase de formação para guias locais e em maio do mesmo ano a integração destas rotas num operador turístico, aliando a mais-valia cultural e social desta iniciativa a uma componente económica.
Para dinamizar estas rotas, foram criados dois percursos: “Há Mundos na Mouraria” e “Da Mouraria para o Mundo”, ao longo dos quais os visitantes ficarão a conhecer locais de culto, lojas, restaurantes, ingredientes, usos e costumes dos quatro cantos do mundo através das experiências e da cultura dos guias. Este projeto está acessível a toda a comunidade, inclusive à comunidade escolar, pois está prevista a criação de percursos e módulos didáticos em torno de questões relacionadas com a educação para o desenvolvimento.
O Projeto
O projeto Rotas Urbanas Interculturais visa melhorar a compreensão mútua e o diálogo intercultural, aliando a promoção de um território à integração de nacionais de países terceiros migrantes e as sociedades de acolhimento europeias através da promoção de “Rotas Urbanas Interculturais” que permitem explorar a temática da diversidade cultural. Este projeto promovido desde abril de 2013 em Portugal pelo IMVF e pela Associação Renovar a Mouraria é cofinanciado pela União Europeia e integra 9 cidades europeias, através de parceiros locais em Lisboa, Nápoles, Roma, Milão, Florença, Génova, Paris, Marselha e Valência.
Saiba mais sobre este projeto aqui.