MigranTour – Rotas Urbanas Interculturais

Portugal, Itália, França e Espanha 

MigranTour: descobrir a riqueza das culturas nas nossas cidades

A migração internacional é cada vez mais caraterizada por traços transnacionais que criam ligações fortes entre lugares diferentes e culturas e que dão impacto, em particular, rotas e espaços da migração urbana. Em 2010 a partir desta observação, nasceu a ideia de promover uma forma responsável de turismo a quilómetro zero que vê como seus protagonistas, cidadãos de diferentes origens.

A Oxfam Italia, ACRA-CCS e Viaggi Solidali apoiaram o desenvolvimento da rede europeia de cidades migrantes unidas por um único Migrantour. O projeto permite a cidadãos europeus, italianos de antigas e novas gerações, turistas, estudantes e apenas curiosos descobrir, através das palavras dos migrantes, os muitos segredos – grandes e pequenos – desconhecidos para os nascidos e criados no local.

Saiba mais sobre este projeto em www.mygrantour.org/pt-pt

 

BENEFICIÁRIOS:

Migrantes de países terceiros, cidadãos das cidades envolvidas, cidadãos europeus, estudantes do ensino primário e secundário, autoridades locais, organizações da sociedade civil relacionadas com a migração.

OBJETIVOS:

Geral: Promoção de ações locais visando potenciar a participação económica, social, cultural e política dos cidadãos migrantes.

Específico: Fortalecer a interação e promover o envolvimento das comunidades recetoras com os migrantes, com base no respeito mútuo, direitos, obrigações e diferenças culturais.

 

ATIVIDADES:

Resultado esperado 1: Pesquisa participativa em “Rotas Intercultural urbanos” que permita compreender o contributo da migração para a sociedade de acolhimento, em Florença, Génova, Lisboa, Marselha, Milão, Paris, Roma, Turim e Valência. Pesquisa disseminada a nível europeu.

Resultado esperado 2: Migrantes impulsionam as “Rotas Intercultural urbanas” realizadas de acordo com os critérios éticos e de qualidade comuns. Rotas disponíveis para as escolas primárias e secundárias e público em geral em Florença, Génova, Lisboa, Marselha, Milão, Paris, Roma, Turim e Valência.

Resultado esperado 3: Criação de uma rede europeia (MygranTour) dedicada à promoção e divulgação das “Rotas Intercultural urbanas”, como um meio de reforço do diálogo intercultural.
 
Atividade 1: Reunião de lançamento;
A2: Pesquisa participativa em “Rotas Intercultural urbanos” que permita compreender a contribuição da migração para a sociedade de acolhimento e o valor da diversidade cultural;
A3: Identificação de potenciais “guias” migrantes;
A4: Identificação dos formadores e definição do programa de formação;
A5: Uma formação em “Rotas Intercultural Urbanas” em Florença, Génova, Lisboa, Marselha, Milão, Paris, Roma e Valência;
A6: Atualização da pesquisa com os formandos;
A7: Criação de uma rede europeia de “Rotas Intercultural urbanas” em matéria de migração (“MygranTour”);
A8: Promoção da campanha de comunicação;
A9: Criação e definição de conteúdos para o site “Rotas Intercultural urbanas”;
A10: Definição de módulos pedagógicos e informativos  sobre migrações urbana e diversidade cultural, ligados e coordenados com as “Rotas Intercultural urbanas”.
A11: Início das “Rotas Intercultural urbanas” em Florença, Génova, Lisboa, Marselha, Milão, Paris, Roma e Valência;
A12: Revisão e sistematização da pesquisa;
A13: Primeira formação sobre os módulos pedagógicos e informativos desenvolvidos;
A14: Início da formação sobre os módulos pedagógicos e informativos desenvolvidos;
A15: Duas formações em “Rotas Intercultural Urbanas” em Florença, Génova, Lisboa, Marselha, Milão, Paris, Roma e Valência;
A16: Recolha de boas práticas;
A17: Publicação e disseminação dos resultados da pesquisa e das boas práticas;
A18: Conferência final em Bruxelas.

 

PARCEIROS:

ACRA – Cooperazione rurale in Africa e America Latina; VIAGGI SOLIDALI Società Cooperativa Sociale Onlus; Oxfam Italia; Baština; Marco Polo Echanger Autrement (MPEA); Associació Solidaritat Perifèries del Món (Perifèries); Instituto Marquês de Valle Flôr; Associação Renovar a Mouraria; EARTH European Alliance for Responsible Tourism and Hospitality 

 

VÍDEOS

Materiais de Divulgação do Projeto