Um bloco operatório foi construído e uma maternidade foi ampliada e ambos foram inaugurados no Hospital de Cumura, na Guiné-Bissau, no passado dia 16 de março de 2016, uma iniciativa do Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materno-Infantil (PIMI). O objetivo é melhorar a assistência prestada às mulheres grávidas e alargar a cobertura da cirurgia ginecológica e obstétrica a toda a região de Biombo.
O PIMI, a decorrer no país desde 2013, pretende diminuir a mortalidade das crianças menores de 5 anos e das mulheres grávidas. O projeto tem permitido a prestação de consultas, tratamentos e medicamentos médicos gratuitos e disponibilizado cursos de formação aos profissionais de saúde locais em ecografia obstétrica, cuidados obstétricos e neonatais de urgência, cesarianas e anestesia nas 4 regiões abrangidas pelo projeto.
Este projeto é cofinanciado pela União Europeia, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e Fundação Calouste Gulbenkian e implementado pelo IMVF, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e pela Entraide Médicale Internationale – EMI.
Saiba mais sobre este projeto aqui.