A cerimónia de inauguração do “Cubo ODS” – uma instalação patente no Parque Central da Amadora – decorreu no 27 de outubro e contou com a presença da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, do Vereador da Câmara Municipal da Amadora, Agostinho Marques e do Administrador Executivo do IMVF, Jorge Morais.
Esta iniciativa enquadra-se na campanha Rumo a 2030 implementada pelo IMVF e pela Câmara Municipal de Oeiras com o financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Esta campanha assume o compromisso da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) para cumprir a Agenda 2030: Transformar o nosso mundo e, assim, contribuir para um mundo mais justo, digno, inclusivo e sustentável.
O município da Amadora – membro fundador RICD –, consciente dos desafios atuais, tem adotado um conjunto de medidas nas áreas da justiça social, desenvolvimento sustentável, respeito pela diversidade cultural e economia inclusiva, valorizando a importância da concretização da Agenda 2030 e empenhando-se na mobilização dos seus munícipes e da comunidade em geral para a ação em prol da concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Vereador Agostinho Marques realça a importância de dar visibilidade aos ODS e à Agenda 2030 das Nações Unidas.
“Passámos do interior – porque este tema já está incorporado nas políticas municipais – para o exterior. Achamos que este cubo outdoor é extremamente importante para as pessoas se questionarem, pois, o cubo questiona as pessoas e as pessoas questionam-se a elas próprias na forma como se situam perante os ODS”.
A Secretária de Estado Teresa Ribeiro destaca a educação, as questões de género, os oceanos, e as questões relacionadas com a indústria, a modernização e a inovação como prioritárias no seio da Agenda 2030. E afirma.
O Administrador Executivo do IMVF, Jorge Morais considera que se passou da teoria à prática.
“Nos últimos anos temos notado que efetivamente as pessoas e entidades estão a perceber melhor o que são os vários Objetivos e em que é que se concretizam, e uma fase que está a ser muito importante neste momento, nomeadamente com a Amadora, é de facto mapear, ou seja, daquilo que cada um de nós já faz a nível do trabalho do município, já conseguimos dizer em que ODS está inserido e é mais fácil perceber o que é que o cada ODS significa e em que estado é que estamos.”
A Agenda 2030 é um plano de ação para um futuro sustentável para todas e todos, assente em 17 Objetivos alicerçados em 169 metas, cuja concretização se baseia na responsabilidade partilhada pelos vários atores a nível nacional, regional e local, tendo como objetivo a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, bem como alcançar o desenvolvimento sustentável ao nível económico, social e ambiental, de forma equilibrada e integrada.
O Cubo ODS pode ser visto no Parque Central da Amadora: Av. Cardoso Lopes – Mina de Água. Ref. GPS: 38.759610, -9.234563