A Ação Ianda Guiné! Djuntu lança no dia 30 de março, pelas 15 horas, o Barkafon – Fundo Documental da Sociedade Civil da Guiné-Bissau que é um acervo documental da Sociedade Civil da Guiné-Bissau que tem como objetivo fomentar a disseminação de documentos técnicos, científicos, didáticos elaborados pelas organizações da sociedade civil guineense e outras tipologias documentais do património cultural, material e imaterial.
O lançamento será online, transmitido em direto na página de Facebook Ianda Guiné.
Com o Barkafon, espera-se consolidar uma ferramenta de preservação e partilha de memórias, fortalecimento educativo, político, social, cultural e de disseminação da produção científica produzida sobre a Guiné-Bissau, em favor do desenvolvimento do país. O nome Barkafon foi inspirado na bolsa utilizada pela etnia Bijagó, que serve para guardar tudo aquilo que considera de mais importante durante a sua caminhada cultural-sagrada.
De forma ampla e democrática, no Barkafon, poderão ser encontradas produções realizadas, dentro ou fora do território da Guiné-Bissau, por agentes públicos, privados, de cooperação internacional, agentes culturais e sociais, investigadores/as, académicos/as, teóricos/as, que mundo afora produzem e disseminam conhecimento que seja útil ao desenvolvimento inclusivo da Guiné-Bissau.