A 35ª missão da especialidade de Otorrinolaringologia esteve em São Tomé e Príncipe, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe. Decorreu entre dia 23 e 30 de julho, a missão realizada pela Professora Doutora Cristina Caroça, acompanhada pela médica local Dra. Isaulina Barreto, no Hospital Ayres de Menezes, em São Tomé, no Hospital Manuel Quaresma Dias da Graça, na ilha do Príncipe, e nos postos de saúde de Portalegre (Caué), Santa Catarina e Neves (Lembá).

A missão teve, sobretudo, um intuito formativo para os profissionais de saúde locais, em particular a médica otorrinolarinologista local, que acompanha as consultas de telemedicina desta especialidade desde 2017. Neste período, foi possível que esta iniciasse a prática de novos procedimentos de observação e técnicas.

Muito gratificante constatar a evolução do ponto de vista técnico e clínico da Dra. Isaulina Barreto, já com capacidade para realizar técnicas mais específicas e formar outros profissionais de saúde.

Dra. Cristina Caroça

Durante esta semana de missão, foram realizadas 201 consultas. Foi ainda possível discutir casos clínicos com os profissionais de saúde são-tomenses e sinalizar as necessidades locais relativas à otorrinolaringologia. Adicionalmente, realizaram-se momentos de educação para a saúde durante as consultas, algo fundamental para a melhoria da literacia em saúde entre a população.

O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

 

Spread the love