Quais são os ingredientes invisíveis que se escondem nos alimentos que consumimos? Esta e outras questões levantadas pela ativista Carolina Salgueiro Pereira no âmbito da campanha Our Food. Our Future são respondidas pelas vozes dos que melhor conhecem o atual sistema alimentar.

Foram mais de 5 dias, 10 iniciativas e projetos, mais de 3000 km na estrada. Quisemos perceber quais são os ingredientes invisíveis (desde o trabalho não pago, às condições dos trabalhadores), tudo o que entra na agricultura e nós não vemos, mas pode estar a prejudicar a comunidade, o terreno, a saúde e a sustentabilidade das gerações futuras.

Os 5 primeiros episódios já estão disponíveis no Youtube do IMVF.

1. Produção e consumo

Que outros modelos de crescimento são possíveis? Precisamos mesmo de continuar a crescer? Reger a sociedade apenas à volta de um único indicador faz sentido? Neste episódio vamos tentar responder a algumas destas questões, entender o que consumimos, onde consumimos e os impactos que tem na nossa saúde, bem como alternativas de produção que respeitam as gerações futuras.

 

2. Estufas e Migração

Quem planta, colhe e distribui aquilo que comemos? Será que estaremos a replicar sistemas de precariedade laboral? Quais são as caras e as histórias por detrás dos números? Neste episódio ouvimos Vasco Malta, da OIM, sobre migração e conhecemos Bashir Hafize, representando uma das muitas caras, histórias, e famílias, que mantêm a agricultura viva em Portugal – muitas vezes, com precárias condições de trabalho.

 

3. Mulheres na Agricultura

Quem são as mulheres na agricultura? Que tipo de soluções procuram, e que valores promovem? No espaço de uma década, a percentagem de mulheres no setor agrícola diminuiu quer a nível europeu, quer em Portugal. No país a queda superou, percentualmente, os dois dígitos. Na União Europeia, as mulheres compunham 31,2% dos trabalhadores no setor agrícola, das florestas e da pesca, durante o terceiro trimestre de 2021. Em Portugal, essa percentagem é ligeiramente superior, ronda os 31,7%. (Fonte: Eurostat). Fomos falar com duas delas, que lideram projetos de agricultura sustentável e abrem o caminho a mais inclusão e diversidade.

 

4. Comunidade

A comunidade é provavelmente dos fatores mais importantes quando pensamos em gerar um impacto positivo sustentável – isto é, um impacto que dure para as próximas gerações e que não seja apenas paliativo. Neste 4º episódio mostramos como a comunidade por ter esse papel de escalar soluções, de manter tradições, de restaurar e renovar.

 

5. Guerra e Fome

A invasão da Ucrânia pela Rússia e a consequente guerra tem tido consequências graves na insegurança alimentar no mundo, particularmente para países onde a situação já era frágil ou mesmo insustentável.

 

A campanha pan-europeia Our Food. Our Future apela a uma reforma do sistema alimentar em falência. Estamos em campanha por uma legislação europeia sobre a cadeia de abastecimento para acabar com a destruição ambiental e as violações dos direitos humanos ao longo das cadeias globais de abastecimento alimentar!

Sabe mais em ourfood-ourfuture.eu 

Spread the love