#GoEAThical

Campanha para a promoção do desenvolvimento mais justo, digno e sustentável

Como cidadãos globais da União Europeia é da nossa responsabilidade assumir os desafios que o mundo enfrenta. As migrações e as alterações climáticas estão no topo das preocupações (de desenvolvimento) partilhadas pelos cidadãos da União Europeia.

O nosso sistema alimentar tem uma enorme influência e impacto nas alterações climáticas e nas causas de migração (pobreza, fome, etc.). Para garantir uma mudança sustentável de atitudes e de comportamentos de mais de 30 milhões de jovens europeus, iremos partir da análise dos sistemas de produção e consumo alimentar e evidenciar as interligações glocais, que se estabelecem entre temas e demonstrar, de forma evidente, que todos temos um papel de destaque na promoção de um mundo mais justo, digno e inclusivo.

OS NOSSOS OBJETIVOS

De forma ativa e inovadora procuraremos que a juventude europeia se comprometa com políticas europeias de desenvolvimento que contribuam para a mitigação dos desafios globais das migrações e alterações climáticas e para a produção e consumo sustentáveis de alimentos. Reforçaremos a promoção dos valores fundamentais europeus dos direitos humanos e da solidariedade, bem como a capacidade de analisar as relações de interdependência que se estabelecem a nível glocal.

AS NOSSAS ATIVIDADES

De março de 2020 a agosto de 2023 iremos promover uma intensa campanha pan-europeia para a promoção de uma cadeia de abastecimento sustentável, que contribua para a mitigação das alterações climáticas e promoção de uma política migratória digna. Através de estudos, laboratórios de ação, concursos, tours, petições, seminários, palestras, festivais e muitas mais iniciativas e recorrendo a estratégias e metodologias participativas, dinâmicas e orientadas para o impacto, iremos sensibilizar e mobilizar os jovens europeus, procurando garantir um sistema de produção e consumo alimentar mais justo, digno e sustentável.

O NOSSO PERCURSO

A nossa estratégia está orientada para garantir a promoção de atitudes sustentáveis e uma mudança de comportamento dos grupos-alvo e dos beneficiários finais. Iremos assim, envolver e capacitar os jovens europeus, utilizando metodologias e abordagens participativas, para transformar os jovens em atores-chave para o desenvolvimento e disseminação de campanhas.

Porque falamos de uma campanha para o público jovem será desenvolvido um intenso trabalho de comunicação para o desenvolvimento, orientado para a disseminação de narrativas que abordam as interligações entre as temáticas de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG). Serão privilegiadas as ferramentas multimédia e as redes sociais. Todo o trabalho de campanha será alicerçado numa sólida pesquisa baseada no conhecimento e análise e alimentada por uma rede de parceiros com um vasto e importante papel na promoção dos temas da EDCG.

O NOSSO IMPACTO

Aumentar o conhecimento e envolvimento dos jovens europeus na promoção dos valores da solidariedade e dos direitos humanos, bem como a sua capacidade de enfrentar os desafios globais da migração, das alterações climáticas e de promover um sistema alimentar sustentável.

Em conformidade com os pilares “Pessoas” e “Planeta” do Novo Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento da UE e da Agenda 2030, a campanha #GoEAThical mobilizará os jovens europeus para a adoção de padrões de consumo sustentáveis ​​e para apoiarem ativamente as redes sustentáveis ​​de fornecimento de produtos alimentares, as cadeias de comércio justo, o respeito pelos direitos humanos e dos trabalhadores e o desenvolvimento sustentável, através de políticas institucionais e empresariais melhoradas ao nível da UE e dos Estados-membros.

Foto de rodapé: © Banana Link/James Robinson Photography | Golden Exotics Limited (GEL), Gana | Outubro de 2016

 

Porque acreditamos na transparência, partilha e na ética de trabalho, a todas as organizações que se possam inspirar com este protejo e nas atividades que vamos desenvolver, agradecemos a vossa confiança. A todas pedimos que mencionem o nome do projeto na bibliografia consultada.