Decorreu entre os dias 1 e 15 de outubro de 2022 a 38.ª Missão de Oftalmologia em São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe. Fizeram parte desta missão o Dr. Luís Dias Pereira, a Enf.ª Anabela Raposo, do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental E.P.E. – Hospital de Egas Moniz, a Dra. Mariana Dias, do Centro Hospitalar Universitário de São João e o Dr. João Marques, do Centro Hospitalar Universitário do Porto, acompanhados pela médica oftalmologista do Hospital Ayres de Menezes (HAM), Dra. Grimalde Trindade.
Realizaram-se 595 consultas médicas, 75 consultas de enfermagem e 94 intervenções cirúrgicas, cujos principais diagnósticos e tratamentos incidiram sobre patologias como cataratas, glaucomas, traumas, ametropias, ambliopias, pterígeo, tumores, dacriocistite e patologia neuro-oftalmológica.
A Missão em Números
- 2 semanas de missão
- 5 profissionais de saúde especializados
- 595 consultas médicas
- 75 consultas de enfermagem
- 94 intervenções cirúrgicas
Foi também garantida a formação em contexto de trabalho de profissionais de saúde locais, e foram realizadas avaliações clínicas de doentes para posterior indicação para evacuação sanitária e elaboração dos respetivos relatórios médicos.
Durante esta missão, realizou-se a 3.ª edição das Jornadas de Oftalmologia do HAM, na manhã do dia 13 de outubro, no Centro Cultural Português, na cidade de São Tomé. O evento assinalou o Dia Mundial da Visão, sob o lema “Love your eyes” (Ame os seus olhos), e no qual foram apresentados temas relacionados com o equipamento oftalmológico em São Tomé e Príncipe e a sua utilidade.
O evento contou com a presença do Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo, do Representante do IMVF/AMVF em São Tomé e Príncipe, Dr. António Lima, da Diretora Clínica do HAM, Dra. Isaulina Barreto, do Chefe da Missão de Oftalmologia do Saúde para Todos, Dr. Luís Dias Pereira e restantes profissionais de saúde em missão, bem como de profissionais de saúde são-tomenses de todos os distritos.
Relativamente à 3.ª edição das Jornadas de Oftalmologia do HAM, o Dr. Luís Dias Pereira concluiu:
“Registámos com agrado uma elevada participação na 3.ª Jornada de Oftalmologia do HAM de vários profissionais de saúde de todos os distritos; as comunicações científicas apresentadas, nomeadamente pelos elementos da equipa local, revelaram-se bem elaboradas e os preletores mostraram muita motivação pela participação no evento.”
O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.
Reportagem RTP África – Repórter África (min. 15’15)