Decorreu entre os dias 20 e 29 de outubro a Missão de Ortopedia Pediátrica em São Tomé e Príncipe, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.
Fizeram parte desta missão o Dr. João Campagnolo, chefe da Missão (Médico Ortopedista – Hospital Dona Estefânia), a Dra. Laila Castelo Branco Camões (Médica Anestesista – Hospital Cuf Descobertas), a Dra. Patrícia Rodrigues (Médica Ortopedista – Hospital Dona Estefânia), o Enf. Rui Cruz Silva (Enfermeiro Coordenador Ortopedia-Instrumentista e Especialista Reabilitação – Hospital CUF Tejo), a Dra. Camille Pascal Campagnolo (Médica Psiquiatra, Formadora em Primeiros Socorros Pediátricos e Massagem Terapêutica e Sofrologia) e o Dr. Nuno Vieira da Silva (Médico Interno de Ortopedia – Centro Hospitalar de Tâmega e Sousa).
A equipa de profissionais de saúde exerceu atividade clínica no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), em 4 Centros de Saúde: Caué, Neves (Lembá), Água Izé (Cantagalo), Trindade (Me Zochi); e ainda no Orfanato “Casa dos Pequeninos” e na Escola Básica “12 de julho”. No total, foram realizadas 94 consultas e 21 intervenções cirúrgicas.
A Missão em Números
- 1 semana de missão
- 6 profissionais de saúde especializados
- 94 consultas médicas
- 21 intervenções cirúrgicas
- 3 ações de formação teóricas
Foram realizados rastreios de patologia Ortopédica em crianças (e alguns adultos) no HAM e nos diversos Centros de Saúde, Orfanato “Casa dos Pequeninos” (lar de crianças sem família, gerido com o apoio da Caritas) e Escola 12 de Julho, tendo sido efetuados exames ortopédicos completos, com particular atenção à deteção de alterações da coluna vertebral, displasia de desenvolvimento da anca, pé boto e desvios dos membros inferiores. Neste contexto, foram observados 59 pacientes.
Tal como é prática comum das missões realizadas no âmbito do projeto Saúde para Todos, os profissionais de saúde locais beneficiaram de formação em serviço e formação teórico-prática. No HAM, realizaram-se duas sessões formativas, tendo a primeira sido dedicada a “Infeções Osteoarticulares na Infância”. Este foi um tema sugerido pelo Serviço de Ortopedia do Hospital, tendo em conta a alta prevalência destas patologias.
A segunda formação teve como título “Iniciação aos Primeiros Socorros – Criança e Bebé (saber reconhecer uma urgência ou não)” e dirigiu-se aos profissionais do Hospital, em particular aos enfermeiros em formação. Esta formação vai permitir que a audiência forme outros técnicos e pais nesta área, de forma a reduzir os riscos de acidentes nas crianças e de ensinar os gestos adequados a ter no caso de ser necessário socorrê-las. Esta formação foi particularmente concorrida e suscitou bastante participação entre os cerca de 40 intervenientes. Também nos centros de saúde foram realizadas formações sobre primeiros socorros pediátricos, neste caso também direcionadas para familiares de crianças.
Por fim, numa reflexão sobre a missão realizada, o Dr. João Campagnolo afirma:
Realça-se no decurso da nossa Missão, mais uma vez, a simpatia e a alegria das pessoas com quem contactámos, quer pessoalmente, quer profissionalmente. A presença da equipa da Missão foi sempre acolhida com respeito e empatia e a Organização da Missão proporcionou que diariamente conseguíssemos concretizar as nossas funções, com material adequado e atualizado às necessidades cirúrgicas de hoje.“
O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.