Decorreu, entre os dias 5 e 12 de novembro, a Missão de Endocrinologia a São Tomé e Príncipe, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.
As médicas do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Curry Cabral – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Dra. Teresa Sabino e Dra. Diana Martins, lado a lado com a equipa de profissionais de saúde locais, realizaram 40 consultas no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM). Trata-se de consultas de endocrinologia geral, diabetes e patologia tiroideia e programação de follow-up.
- 1 semana de missão
- 2 profissionais de saúde especializadas
- 40 consultas
- 2 ações de formação teóricas
A missão de Endocrinologia teve uma forte componente formativa. Assim, foram realizadas duas sessões formativas: uma sobre Diabetes Mellitus, na qual foram abordadas temáticas como o diagnóstico, classificação e terapêutica desta doença, insulinoterapia, educação terapêutica, complicações crónicas, pé diabético, complicações agudas e diabetes gestacional; e outra sobre Patologia Tiroideia, com foco no hipertiroidismo e hipotiroidismo.
Os profissionais de saúde locais puderam ainda beneficiar de formação em serviço durante a presença das duas médicas especialistas, o que contribuiu para melhorar os seus conhecimentos e competências práticas.
Realça-se ainda a reunião no Centro Nacional de Endemias com a Coordenadora do Programa Nacional de Doenças Não Transmissíveis, Dra. Elisabete Ramos para colaboração conjunta em campanhas de rastreios e sensibilização na área da diabetes e da tiroide no país.
O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.