A missão de Cirurgia Pediátrica esteve em São Tomé e Príncipe, entre os dias 5 e 19 de novembro, no âmbito do Projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe. A equipa de profissionais de saúde especializada foi composta pela Dra. Sara Pereira, pela Dra. Vanda Vital, pela Dra. Ana César, pela Dra. Zínia Serafim, pela Dra. Cláudia Couceiro, pela Enfermeira Elsa Silva, pela Enfermeira Magui Dias e pela Fisioterapeuta Dra. Aldina Lucena.

Ao longo do período de missão, foram realizadas 60 consultas de avaliação pré-operatória, 51 procedimentos cirúrgicos (tendo sido operadas 45 crianças), 42 pensos (em doentes queimados e em contexto pós-operatório), 104 intervenções de Fisioterapia (bloco operatório, consulta externa, serviço de fisioterapia e enfermaria; em crianças com queimadura e/ou problemas respiratórios) e realização de 9 talas termo moldáveis novas e revisão de 16 talas no bloco operatório e no serviço de fisioterapia.

Durante a missão, foi assegurada a formação em serviço a duas internas são-tomenses de Cirurgia Pediátrica, bem como ao candidato a internato da especialidade de Anestesia. Foi também realizada uma formação teórica sobre “Cuidados de Enfermagem em Pediatria/Cirurgia Pediátrica”, dirigida aos enfermeiros do serviço de pediatria, cuidados especiais e bloco operatório.

Na área da Fisioterapia, foi ainda garantido o apoio e formação a uma fisioterapeuta do Hospital Dr. Ayres de Menezes, na área da intervenção da Fisioterapia em crianças com queimaduras, no sentido de dar continuidade a uma intervenção multidisciplinar, em articulação com a enfermagem e o cirurgião responsável.

Adicionalmente, teve lugar na escola primária D. Maria de Jesus uma sessão de informação e educação para a saúde sobre prevenção de queimaduras. A sessão dirigiu-se a 45 crianças da 2.ª classe e a uma professora. No Hospital, foi também dada formação às mães de crianças internadas por queimadura.

Durante este período foram realizadas doações de brinquedos, material didático e roupas para todas as crianças operadas durante a missão, além da medicação oral e tópica pré e pós-cirúrgica para toma no hospital e no domicílio. Foram também doadas 100 pastas/processos clínicos para o Serviço de Pediatria do Hospital Dr. Ayres de Menezes.

O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

 

Spread the love