Entre os dias 20 e 26 de novembro, a Missão de Cirurgia Geral esteve em São Tomé e Príncipe, no quadro do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe. A equipa médica foi constituída pela Dra. Ana Rita Saúde, do Hospital Lusíadas de Lisboa, pela Dra. Ana Garrido e pelo Dr. Gonçalo Luz, ambos do Hospital Beatriz Ângelo e pela Dra. Isabel Martins, médica anestesiologista do Hospital CUF Tejo.
A missão teve como objetivos apoiar a atividade da Cirurgia Geral no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), contribuir para a formação de internos desta especialidade e outros profissionais de saúde do HAM e identificar as áreas cirúrgicas com potencial de desenvolvimento que beneficiem da missão.
A Missão em Números
- 1 semana de missão
- 4 profissionais de saúde especializados
- 18 cirurgias
No início do período de missão, os doentes previamente selecionados foram vistos em consulta externa pela equipa cirúrgica e anestésica, permitindo delinear o programa operatório da semana. No total, foram realizadas 18 cirurgias, nomeadamente colecistectomias, tiroidectomias e correção de hérnias.
A Chefe da Missão da Cirurgia Geral, Dra. Ana Rita Saúde concluiu:
Fomos muito bem acolhidos pela equipa cirúrgica do HAM, médicos, enfermeiros do bloco e da enfermaria, e auxiliares de ação médica. Encontrámos um ambiente genuíno de cooperação. Consideramos que os objetivos inicialmente propostos foram atingidos.
O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.