Decorreu entre os dias 3 e 7 de dezembro, a Missão de Cardiologia Pediátrica a São Tomé e Príncipe, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe. Integraram esta missão o Prof. Doutor António Pires e o Dr. Diogo Faim, ambos médicos do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Os profissionais de saúde portugueses exerceram a sua atividade no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM) e nos Centros de Saúde de Mé-Zóchi, Água Grande, Cantagalo e Guadalupe. No que concerne à formação teórica, foi realizada uma apresentação destinada aos clínicos gerais, intitulada “Referenciação de Crianças com Suspeita de Doença Cardíaca”. Além da regular formação em serviço, a equipa realizou ainda atividades formativas dirigidas a médicos de família, formação prática em ecocardiografia, avaliação e orientação de crianças portadoras de cardiopatias e procedimentos urgentes.
Durante a missão realizaram-se 36 consultas, das quais 25 consistiram em consultas de retorno a pacientes sinalizados nas missões anteriores. Os médicos realizaram também dois procedimentos cirúrgicos, no âmbito de derrames pericárdicos.
Missão em Números:
- 1 semana de missão
- 2 profissionais de saúde especializados
- 36 consultas
- 2 intervenções cirúrgicas
O Prof. Doutor António Pires, Chefe da Missão de Cardiologia Pediátrica, reforçou que o “plano de trabalho decorreu conforme previsto”, realçou o “grande interesse nas ações de formação realizadas” e concluiu que “o apoio logístico facultado pelo IMVF foi fundamental para o sucesso da missão.”
O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.