“Conseguimos extrair diversos cancros da pele de pessoas afetadas por albinismo e contribuímos para combater o cancro mais profundo: a discriminação pela cor da pele a que estas pessoas estão sujeitas.”
Dr. Miguel Correia, Chefe da Missão de Dermatologia no âmbito do projeto Saúde para Todos
A missão da especialidade de Dermatologia esteve em São Tomé e Príncipe entre os dias 19 e 22 de março no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.
A equipa médica constituída pelo Dr. Miguel Correia e pela Dra. Ana Daniela Cunha da Fundação Champallimaud realizou cerca de 30 consultas e 10 cirurgias (intervenções com anestesia local), sendo que a maioria se destinou à remoção de tumores da pele, carcinomas basocelulares e carcinomas espinoceluares em pele de albinos.
A atividade assistencial foi levada a cabo conjuntamente com profissionais de saúde são-tomenses nas consultas e no bloco operatório, numa lógica de educação médica. Numa perspetiva de educação para a saúde e combate à discriminação em relação ao albinismo foi realizada uma palestra no Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe dirigida a professores e alunos, na qual foi também abordada a questão do albinismo oculocutâneo nas suas diferentes facetas.
A atual fase do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementada pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção-Geral da Saúde de Portugal.