Neste Dia Mundial da Saúde, este ano com o tema “Saúde para Todos”, divulgamos o documentário e a publicação “O Mundo Digital ao Serviço da Saúde – o caso prático da telemedicina em São Tomé e Príncipe”, que demonstram a importância da telemedicina como um valioso instrumento ao serviço da saúde em São Tomé e Príncipe, contribuindo para garantir à população o acesso a cuidados de saúde especializados de qualidade, mediante o seguimento e a orientação de casos clínicos mais complexos.

Este acompanhamento tem permitido, igualmente, a redução do número de evacuações sanitárias e dos custos económicos e sociais associados. A formação e o aconselhamento dos profissionais de saúde são-tomenses, à distância, tornou-se também uma mais-valia significativa. O sistema de Telemedicina assume-se, assim, atualmente, como uma ferramenta essencial à sustentabilidade da prestação de cuidados de saúde especializados em São Tomé e Príncipe.

Desde a primeira consulta de Telemedicina entre Portugal e São Tomé e Príncipe, em março de 2011, que a plataforma Mediagraf conheceu uma evolução tecnologia significativa. O documentário e a publicação, ambos em versão bilingue (português e inglês), apresentam, através do testemunho de vários atores do Desenvolvimento – profissionais de saúde são-tomenses e portugueses, beneficiários, atores políticos, etc. – as várias valências da telemedicina e a sua trajetória crescente com a integração progressiva de raio-X, ecografia, ecocardiograma, mamografia, TAC, bem como de exames de especialidades como a cardiologia, a dermatologia, a oftalmologia, a otorrinolaringologia, até mais recentemente a gastroenterologia. Estas são soluções a manter e a fazer crescer num futuro próximo.

O documentário conta com o a intervenção do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Dr. Francisco André, e a publicação conta com o seu prefácio, intitulado “O Valor da Telemedicina em São Tomé e Príncipe”, no qual refere:

“Espero que o sucesso da Telemedicina em São Tomé e Príncipe possa ser replicado noutros países, e propicie o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas em prol do apoio de mais projetos de cooperação para o desenvolvimento.”

A Telemedicina é uma das valências estratégicas do Programa Saúde para Todos, implementado em São Tomé e Príncipe pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pela Cooperação Portuguesa através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção Geral da Saúde de Portugal. Este Programa tem vindo a contribuir de forma progressiva, ao longo de diversas fases e em várias valências para a crescente acessibilidade, equidade e eficácia na prestação de cuidados de saúde de qualidade e de especialidade em São Tomé e Príncipe.

Através da telemedicina é possível ultrapassar as barreiras do tempo e espaço e transformar a paisagem de cooperação em saúde em todos os países de língua oficial portuguesa.

Documentário em português disponível AQUI.

Documentário com legendas em inglês disponível AQUI.

Publicação em português disponível AQUI | Publicação em inglês disponível AQUI

Este documentário e esta publicação foram produzidos no âmbito do projeto “O Mundo Digital ao Serviço da Saúde – o caso prático da telemedicina em São Tomé e Príncipe”, implementado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Spread the love