A missão de Gastroenterologia esteve em São Tomé e Príncipe, entre os dias 18 e 25 de março, no âmbito do Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe.
A equipa da missão, constituída por dois médicos (Dr. Vítor Fernandes e Dra. Tânia Meira), duas enfermeiras (Enf.ª Cátia Carreira e Enf.ª Vanda Fernandes) e uma auxiliar (Aux. Paula Sofia), do Hospital Garcia de Orta, em Almada, realizou exames endoscópicos, apoiou a urgência e ministrou formação aos profissionais de saúde são-tomenses no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), em São Tomé.
A equipa exerceu atividade clínica lado a lado com os profissionais de saúde locais, nomeadamente com a Dra. Lagchar Barreto, a primeira médica gastroenterologista são-tomense, que, ao longo da semana, realizou consultas e discutiu casos clínicos com a equipa.
Foram realizados 129 exames, nomeadamente endoscopias altas, colonoscopias, fibrosigmoidoscopias e proctologias, e 43 exames terapêuticos, desde laqueações elásticas em doentes com varizes esofágicas grandes, polipectomia gástrica e escleroses de hemorroidas com polidocanol espumoso e intervenções cirúrgicas a fístulas/abcessos/fissuras anais.
A habitual reunião clínica dirigida aos profissionais de saúde do HAM teve como tema central “Imagens endoscópicas e dúvidas clínicas”. Foi também ministrada formação à equipa de enfermagem em “Reprocessamento endoscópico” e “Higienização e desinfeção do equipamento da sala de reprocessamento” e, ainda, formação contínua dos novos elementos da equipa de enfermagem na área de reprocessamento e na hemorragia digestiva.
Mais uma vez, a missão do IMVF cumpriu os objetivos definidos, graças a uma equipa de profissionais motivados e empenhados, que esperam, com missões futuras, continuar a contribuir para melhorar as condições de saúde de São Tomé e Príncipe.
Missão em números:
- 1 semana de missão
- 6 profissionais de saúde especializados
- 129 exames
- 43 exames terapêuticos
- 3 formações teóricas e formação on the job
O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.