A Casa Djarmai, Centro de Interpretação do Território, foi inaugurada na segunda-feira, 29 de maio, às 16h00, na Praça Europa, na Ilha do Maio. A reabilitação deste espaço, que anteriormente funcionava como antigo centro cultural do Forte de S. José, forma parte da estratégia do Projeto Maio 2025, um projeto financiado pela União Europeia, que visa o desenvolvimento sustentável integrado da ilha, onde o turismo desempenha um papel central e crucial.

A inauguração marcou a reabertura do Posto de Turismo, agora equipado com instalações modernas de acolhimento logístico, melhorias estéticas e funcionais, mobiliário renovado ou novo, além de conteúdos fotográficos e multimédia essenciais para os visitantes nos dias de hoje. Simultaneamente, funciona como ponto de venda de merchandising e produtos locais.

Além disso, a Casa Djarmai abriga uma área expositiva, no formato de um centro de interpretação do património, que desempenha um papel informativo-cultural para os visitantes, bem como um papel identitário para os habitantes da ilha do Maio. Os visitantes podem adquirir conhecimentos relevantes sobre o território do Maio, enquanto a função pedagógica da exposição transmite valores naturais, culturais e sociais do Maio e de sua população, promovendo um turismo responsável e uma vivência respeitosa dessas qualidades e valores.

O espaço da Casa Djarmai também destaca o papel crucial da cooperação no Maio, em particular da União Europeia. Os visitantes podem compreender o empenho dedicado a essa cooperação, enquanto os residentes são informados sobre a necessidade e a vontade de desenvolvimento sustentável, integrado e inclusivo que está por trás dos inúmeros projetos implementados no território.

Este evento de inauguração teve lugar no mês de Maio, mês da Europa marcado por vários eventos nas várias ilhas de Cabo Verde e marca o primeiro passo no plano de expansão das funcionalidades da Casa Djarmai.

O programa de inauguração incluiu uma visita guiada à Casa Djarmai, atuações das Escolas de Música “Os Tavares” e do Morrinho, do Maio e da Associação Cultural de Artes Circenses Enigma, de Santiago e contou com a presença Presidente da Câmara Municipal do Maio e a Equipa Europa:  a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde. e os Embaixadores de Portugal, Espanha e França em Cabo Verde.

O Programa Maio 2025 é financiado pela União Europeia e implementado pela Câmara Municipal do Maio em parceria com o Instituto Marquês de Vale Flôr (IMVF), a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e a Fundação Maio Biodiversidade (FMB).

 

Spread the love