Nos dias 9 e 10 de junho, o People & Planet juntou-se a milhares de jovens europeus no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, por ocasião do Evento Europeu da Juventude (EYE). Esta foi a 5ª edição deste evento, cujo intuito é o de discutir o futuro da Europa de uma forma abrangente com jovens cidadãos. 

Para o nosso projeto, os jovens são os principais agentes de mudança. Como tal, eles não podiam deixar de ser as estrelas do evento DEAR People & Planet, intitulado ‘Aproximar as Pessoas e o Planeta: os jovens estão aqui para ajudar!’ 

O Artur Szlęzak da Polónia, a Iulia Maria Ionita da Roménia, a Maria Fiorina de Itália e a Orla Hayes da Irlanda, partilharam as suas histórias pessoais, sobre como se tornaram ativistas pelo clima, com outros 20 jovens. Campanhas de sensibilização, cidadania ativa, marketing sustentável, verificação de factos…foram muitas as experiências partilhadas e que estiveram na base dos trabalhos de grupo sobre como motivar a mudança coletiva. 

Depois de 1h30 de discussão, o People & Planet saiu do EYE2023 com muitas ideias desenvolvidas por jovens sobre como transformar práticas individuais em ações coletivas. 

Vamos compilar todas estas sugestões num livro de receitas com dicas, ou ingredientes-chave, sobre como potenciar estas ações sustentáveis para motivar mudanças reais. Vai acompanhando os nossos canais para saber mais sobre este resultado! 

O People and Planet: A Common Destiny é um projeto pan-europeu de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às Alterações Climáticas. É financiado pela União Europeia através do Programa DEAR, com cofinanciamento do Camões, I.P., envolvendo 17 organizações (autoridades locais e OSC) de 8 Estados-membros da UE e Cabo Verde, sob a coordenação da Câmara Municipal de Loures. Em Portugal, o projeto é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.

Spread the love