People and Planet: A Common Destiny

Campanha pan-europeia de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às Alterações Climáticas

Se as tendências atuais se confirmarem, até 2030, a escassez de água nas zonas áridas e semiáridas do planeta conduzirá ao deslocamento de 24 a 700 milhões de pessoas, afetando todos os continentes. Ainda que estes valores sejam uma estimativa, a realidade ambiental do planeta nos próximos anos avizinha-se alarmante. É um problema global que terá repercussões em todas as partes do mundo e para todos os seus habitantes. Desta forma, urge a cada cidadão/ã do mundo perceber o lugar que nele ocupa, o impacto que nele provoca, e a mudança que nele pode originar.

É com o propósito de contribuir para a consciencialização, capacitação e mobilização dos cidadãos/ãs e decisores políticos europeus que o projeto People and Planet irá, entre 2020 e 2024, implementar um conjunto de atividades em 8 Estados-Membros da União Europeia (Alemanha, Espanha, Holanda, Itália, Irlanda, Polónia, Portugal, Roménia) e também em Cabo Verde. Queremos contribuir para progressos na sustentabilidade das políticas de desenvolvimento ao nível glocal (global + local) e facilitar a participação ativa de jovens cidadãos/ãs enquanto promotores e atores de mudança.

Este projeto, num dos seus pilares, abrange várias atividades direcionadas aos jovens, percecionados enquanto promotores e atores de mudança, capazes de se valerem das plataformas digitais como meios de disseminação e mobilização. No outro pilar, o projeto foca-se na capacitação e qualificação dos decisores políticos locais para que as autoridades locais reforcem o seu papel enquanto agentes mobilizadores e disseminadores de valores e práticas sustentáveis junto das suas populações, e assim continuem a contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.

OS NOSSOS OBJETIVOS

O projeto People and Planet propõe-se a consciencializar os jovens cidadãos/ãs da Europa sobre os desafios e consequências resultantes das alterações climáticas para que, desta forma, eles se tornem agentes de mudança e mobilização na busca de um mundo mais sustentável. A par da mobilização de jovens cidadãos/ãs do continente Europeu, o projeto People and Planet foca-se também no reforço das competências dos decisores políticos locais para a promoção de políticas de desenvolvimento mais sustentáveis, aprofundando a sua capacidade de analisar as relações de interdependência que se estabelecem a nível glocal.

AS NOSSAS ATIVIDADES

Campanha de sensibilização pan-europeia, com grande visibilidade, intitulada #WaterOfTheFuture, procurando influenciar 59 milhões de jovens europeus, com foco nos desafios e nas práticas relacionados com as alterações climáticas e implementada em, pelo menos, 8 Estados-membros da UE.

Desta campanha irão surgir várias outras atividades, alargadas a todo o espetro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como por exemplo ações de rua, roadmaps, conselhos consultivos, laboratórios de ativismo, inquéritos e intercâmbios.

Uma parceria sustentável e estruturada entre Autoridades Locais e Organizações da Sociedade Civil, que trabalhará em conjunto para sensibilizar, informar e mobilizar os/as cidadãos/ãs relativamente às alterações climáticas e à promoção de estilos de vida sustentáveis. 

Utilizando ferramentas inovadoras de divulgação e comunicação, metodologias participativas de educação não-formal, formações e trocas de experiências entre parceiros:

i) o potencial e a afirmação das Autoridades Locais enquanto catalisadoras ativas no sucesso de ações sobre os ODS serão reforçados;

ii) a sua representatividade e reconhecimento enquanto atores de Desenvolvimento e enquanto estruturas de intervenção nacionais, com capacidade para dar seguimento, a nível local, às estratégias de Desenvolvimento nacionais serão promovidos;

iii) os seus canais de comunicação e as  atividades de interligação com outros Municípios, Associações de Municípios e outros Atores Não Estatais serão apoiados. 

O NOSSO PERCURSO

A nossa estratégia está focada na mobilização de jovens europeus para que, através de metodologias e abordagens participativas, se tornem agentes-chave para o desenvolvimento e a disseminação de campanhas focadas na sustentabilidade. Na base desta mobilização estarão, também, os decisores políticos e técnicos das autarquias locais que serão agentes-chave na disseminação de valores sustentáveis junto dos seus constituintes.  

Serão privilegiadas as ferramentas multimédia e as redes sociais no contacto com os jovens e serão utilizadas técnicas metodológicas adequadas à formação do pessoal nas autarquias locais. Todo o trabalho de campanha terá por base conhecimento e informação que tem sido adquirido ao longo dos anos nos vários projetos já desenvolvidos sobre estas temáticas, assim como na experiência e nos contributos dos parceiros associados ao projeto. 

O NOSSO IMPACTO

Implementação de uma campanha de sensibilização pan-europeia intitulada #WaterOfTheFuture que procura influenciar 59 milhões de jovens europeus, com foco nos desafios e práticas relacionados com as alterações climáticas e implementada em, pelo menos, 8 Estados-membros da UE e estabelecimento de uma parceria sustentável e estruturada entre Autoridades Locais e Organizações da Sociedade Civil, abrangendo pelo menos 8 Estados-membros da UE e Cabo Verde, com o objetivo de sensibilizar, informar e mobilizar os/as cidadãos/ãs relativamente às alterações climáticas e estilos de vida sustentáveis. 

Com a criação de uma coligação de autoridades locais europeias conscientes e capazes de promover políticas de desenvolvimento coerentes e concertadas com os ODS e a mobilização de um leque alargado de jovens europeus capaz de promover e estimular estilos de vida e comportamentos sustentáveis, ambiciona-se mitigar ou até mesmo travar a degradação ambiental do planeta atualmente em curso.

O Programa de Educação e Sensibilização para o Desenvolvimento(DEAR) da Comissão Europeia apoia projetos que envolvam o público da União Europeia em questões mundiais de desenvolvimento social, económico e ambiental. 

Foto de cabeçalho: Nagy Arnold no Unsplash. Foto de rodapé: Pexels

Porque acreditamos na transparência, partilha e na ética de trabalho, a todas as organizações que se possam inspirar com este protejo e nas atividades que vamos desenvolver, agradecemos a vossa confiança. A todas pedimos que mencionem o nome do projeto na bibliografia consultada.