Ao longo de uma semana, a mais recente Missão de Ortopedia no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe exerceu atividade clínica no Hospital Dr. Ayres de Menezes, em São Tomé.

A equipa multidisciplinar constituída pelo médico ortopedista Dr. Francisco Santos, do Hospital da Luz (chefe de missão), pelo médico ortopedista, Dr. Francisco Serra Alves, do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, pela médica anestesista, Dra. Ana Teresa Chaves, do Hospital de Cascais – Dr. José de Almeida e pelo enfermeiro de bloco operatório, Enf.º José Reis, do Hospital CUF Descobertas realizou 25 consultas da especialidade, tendo como principais diagnósticos: infeção osteoarticular, fraturas, sequelas de fraturas e deformidades dos membros e da coluna vertebral.

Lado a lado com a equipa local, os profissionais de saúde realizaram 13 intervenções cirúrgicas, nomeadamente, cirurgia de correção de deformidades congénitas em idade pediátrica, cirurgia de tratamento de infeção osteoarticular em idade pediátrica e adulta, tratamento de fraturas agudas em adultos e tratamento de sequela de fraturas em adultos e crianças.

Foi realizada formação médica teórico-prática orientada a partir de casos clínicos observados em consulta e cirurgia de ortopedia, bem como na área de anestesiologia aos enfermeiros e técnicos no bloco operatório.

“Tivemos oportunidade de colaborar de perto com os ortopedistas nacionais, com permanente discussão dos casos, o que constituiu uma importante oportunidade de formação e um intercâmbio proveitoso para ambos.”, referiu o Dr. Francisco Santos. E acrescentou: “Considerámos produtiva a avaliação conjunta e discussão dos casos com os colegas ortopedistas, bem como a participação conjunta no tratamento cirúrgico dos doentes referenciados.”

Foram também criadas condições para o fabrico local da ortótese de Steenbeek para tratamento do pé boto. “A ortótese foi desenvolvida por M. Steenbeek para o Uganda e é efetiva na manutenção da correção, é fácil de usar, é fácil de ser confecionada, barata e própria ao uso em todo o mundo.”, afirmou o chefe de missão. Neste sentido, foi também dada formação ao técnico de manutenção do Hospital Dr. Ayres de Menezes para a confeção de parte da ortótese para utilização durante o tratamento de pé boto.

Por fim, o Dr. Francisco Santos considerou “muito positivo” o trabalho realizado ao longo da semana de missão. “É com grande satisfação que consideramos um sucesso o trabalho de equipa desenvolvido entre os elementos da missão e destes com os elementos nacionais.”, concluiu.

O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

Spread the love