O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe entregou um conjunto de materiais e equipamentos às Cooperativas de Exportação de Café Biológico (CECAFEB), em Monte Café, e de Cacau de Qualidade (CECAQ11), em Mestre António.

Destes materiais e equipamentos fazem parte moinhos, motosserras, roçadeiras, balanças de gancho, medidores de humidade, pulverizadores de longo alcance para tratamentos fitossanitários, desumidificadores, entre outros, um investimento total de cerca de 21.000 euros: cerca de 7.000 euros no caso da CECAFEB e cerca de 14.000 euros no caso da CECAQ11.

Estes materiais e equipamentos vão reforçar as cooperativas ao longo de toda a cadeia de valor, nomeadamente ao nível da produção, transformação e comercialização de café e cacau, contribuindo para o aumento da produção, de forma sustentável, e a melhoria da qualidade do produto, e, consequentemente, o aumento do rendimento dos produtores associados.

Na cerimónia da CECAFEB, Zélia Soares, coordenadora do PAFAE, referiu: “Estamos muito empenhados com a melhoria da qualidade do produto, porque em São Tomé e Príncipe como não há uma grande produção, temos de apostar no mercado de nicho e na qualidade do produto”.

O Presidente da CECAFEB, Hipólito Sanches, agradeceu ao PAFAE e salientou: “Este gesto para a nossa cooperativa é tão importante porque, como sabem, a cooperativa está ainda na sua fase de desenvolvimento, não tem todas as condições financeiras para suportar o peso de tudo o que necessitamos”.

A Diretora da Agricultura do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Ludmila Gomes destacou a “parceria positiva” entre o Ministério e o PAFAE e reforçou que: “Um dos nossos grandes objetivos é que os associados das cooperativas vejam o seu custo de produção reduzido, vejam a qualidade do seu produto aumentada, isto é bom para a cooperativa, mas para nós também como são-tomenses, como para o Ministério da Agricultura e, especialmente, que os agricultores vejam mais retorno em termos financeiros para o seu negócio e também para a sua família”

Por fim, o Diretor Executivo da CECAFEB, Luís Mário, afirmou que a CECAFEB recebe “estes materiais com muito orgulho e satisfação”. E reforça que: “os materiais vêm ao encontro das nossas necessidades ao longo de toda a cadeia de valor para o mercado interno e de exportação” e que “vêm facilitar a vida dos nossos cooperantes, das nossas associações e dos nossos produtores associados”.

Na cerimónia de entrega dos materiais e equipamentos à CECAQ11, o Diretor Executivo da CECAQ11, Adalberto Luís, agradeceu ao projeto e comprometeu-se a dar aos equipamentos “o melhor uso possível”. E afirma “Estes materiais vão contribuir para garantir a qualidade do cacau”. E conclui. “Há ligação entre estes materiais e a qualidade com que o cacau chega à Cooperativa, em termos de secagem”.

O Representante do IMVF em São Tomé e Príncipe, Dr. António Lima, alertou para “o uso racional destes recursos”. E referiu: “Estes materiais são o ponto de partida para que possam ter uma melhor qualidade de vida e estarem também em condições de apoiarem outras comunidades”.

Em ambas as cerimónias estiveram também presentes os membros das associações que integram a CECAFEB e a CECAQ11, bem como a equipa do PAFAE.

Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca de São Tomé e Príncipe.

 

Spread the love