A mais recente missão da especialidade de Urologia a São Tomé e Príncipe, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, chefiada pelo Dr. Pedro Gomes Monteiro, médico urologista do Hospital das Forças Armadas, Polo de Lisboa, exerceu atividade clínica no Hospital Dr. Ayres de Menezes, em São Tomé, juntamente com uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, constituída pelos médicos urologistas, Dr. Artur Canhoto, do Centro Hospitalar Barreiro Montijo e Dr. Tiago Oliveira, do Hospital das Forças Armadas, Polo de Lisboa, pela médica anestesista, Dra. Helena Santos, da CUF Cascais, pelas as enfermeiras Carla Benites e Mónica Oliveira, do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e pelo enfermeiro Fernando Semedo, do Hospital da Luz – Torres de Lisboa.
Ao longo de uma semana de missão, a equipa realizou 49 consultas, sendo 12 primeiras consultas e 37 consultas de retorno. Os principais diagnósticos foram: tumor na próstata, hiperplasia benigna da próstata e urolitíase. Foram também realizadas 16 intervenções cirurgicas, nomeadamente estenose uretral, neoplasias prostáticas avançadas, hiperplasia benigna da próstata, neoplasia urotelial superior e cálculo uretérico, nestes dois últimos casos, com recurso ao equipamento de cirurgia laparoscópica, evitando, assim, as respetivas evacuações.
Ficou também programada a reavaliação de todos os doentes operados via teleconsulta com a equipa local.
A próxima missão da especialidade de Urologia a São Tomé e Príncipe está prevista para o mês de novembro de 2023.
O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.