A terceira Missão de Cirurgia Geral de 2023 a São Tomé e Príncipe, no âmbito do Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, decorreu no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), em São Tomé, e contou com uma equipa médica multidisciplinar: a cirurgiã geral, Dra. Ana Rita Saúde, do Hospital Lusíadas de Lisboa, a anestesista, Dra. Susana Cabrita, do Hospital Lusíadas de Lisboa e a interna da especialidade de cirurgia geral, Dra. Beatriz Gonçalves, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

Ao longo de uma semana de missão, foram realizadas 22 intervenções cirúrgicas e 45 consultas com os principais diagnósticos de hérnia, colelitíase e massa cervical.

Os médicos do HAM em formação cirúrgica, Dr. Acibiel da Graça, Dr. Jailson Vasconcelos e Dra. Leonilde de Carvalho, acompanharam diariamente a atividade cirúrgica da equipa, participando na seleção dos doentes com indicação cirúrgica e na marcha diagnóstica pré-operatória. A Dra. Ana Rita Saúde salientou que todos “participaram nas intervenções cirúrgicas, tendo sido alertados para detalhes da técnica cirúrgica e de particularidades na interpretação da anatomia. Foram incentivados no treino cirúrgico, iniciando pequenos gestos cirúrgicos tutelados, nomeadamente em cirurgia laparoscópica”. E acrescentou. “Todos os médicos em formação cirúrgica tiveram oportunidade, de acordo com a sua disponibilidade e grau de diferenciação, de participar como ajudantes. Um dos médicos em formação efetuou duas intervenções cirúrgicas (hérnia umbilical e hérnia inguinal) como cirurgião tutelado.”

No final, a chefe da missão considerou que “os objetivos foram plenamente atingidos.” E afirmou. “Houve um espírito de equipa imenso e um acolhimento caloroso pela equipa cirúrgica do HAM: médicos, enfermeiros do bloco e da enfermaria, e auxiliares de ação médica.” E concluiu: “Constatámos com imenso apreço que houve muito interesse dos médicos em formação cirúrgica em envolverem-se, em participarem e em colaborarem com a equipa em missão. Este foi um ponto muito positivo desta missão. Estabeleceu-se uma relação de confiança, amizade e compromisso em manter canais abertos de partilha de conhecimento.”

O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

Spread the love