O Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Paulo Freitas, realizou uma missão a São Tomé e Príncipe entre 27 e 31 de outubro, acompanhado pelo Administrador Executivo do IMVF, Ahmed Zaky, e pelo Representante do IMVF/AMVF em São Tomé e Príncipe, António Lima. A deslocação teve como objetivo acompanhar no terreno o desenvolvimento dos projetos em curso e reforçar a cooperação com as autoridades e parceiros nacionais.
Ao longo da semana, o IMVF manteve diversas audiências institucionais, incluindo com o Ministro da Saúde, Sua Ex.ª Celso Matos, com a Ministra da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior, Sua Ex.ª Isabel Abreu e com o Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Sua Ex.ª Nilton Garrido. Estes encontros permitiram fazer o ponto de situação das atividades implementadas em parceria com cada Ministério, bem como definir prioridades estratégicas para as próximas fases de intervenção.

O Presidente do IMVF foi também recebido pela Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Sua Ex.ª Ilza Amado Vaz, que destacou o impacto significativo da colaboração de longa data entre o IMVF e a República de São Tomé e Príncipe, especialmente nos setores da Saúde, Educação e Agricultura. A audiência reafirmou a importância desta parceria para o desenvolvimento sustentável do país.

A missão incluiu igualmente um encontro com o Presidente da Região Autónoma do Príncipe, Filipe Nascimento, no qual foram identificadas as principais necessidades na ilha no setor da saúde e definidas as prioridades a serem incluídas no âmbito da continuação do Projeto Saúde para Todos. O Presidente da Região Autónoma do Príncipe realçou a duradoura parceria entre a Região e o IMVF, sublinhando o papel central do IMVF no desenvolvimento e progresso social e económico do Príncipe.

A comitiva do IMVF esteve também reunida com a Adida para Cooperação da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, Paula Pereira. A Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., é um dos principais financiadores dos projetos implementados pelo IMVF no país.
O Presidente do IMVF teve ainda reuniões com a coordenação local dos vários projetos atualmente em curso no país, nomeadamente: Saúde para Todos: Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe; ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe; e Nossa Terra – Nosso Futuro.
A visita ao Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM) permitiu acompanhar de perto as missões de profissionais das especialidades de Otorrinolaringologia e Imagiologia, que estiveram no país para ações clínicas e formativas integradas no Saúde para Todos. Paulo Freitas reuniu-se ainda com a equipa clínica e administrativa do Hospital, e encontrou-se com a Dra. Keyla Sousa, a primeira a médica Dermatologista em São Tomé e Príncipe recém-formada pelo Projeto Saúde para Todos.

O Presidente participou na cerimónia de entrega de um conjunto de equipamentos de bioquímica ao Ministério da Saúde, no quadro do Projeto Saúde para Todos: Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe. Estes equipamentos destinam-se aos distritos de Lembá, Caué e Região Autónoma do Príncipe, vindo colmatar necessidades bastante sentidas nestas regiões, permitindo o diagnóstico atempado de várias situações clínicas.

Por fim, a missão incluiu uma visita à Central Fotovoltaica do CIAT – Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica de São Tomé e Príncipe, construída no âmbito do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) para dar resposta a uma necessidade identificada por este centro de investigação, no sentido de colmatar a instabilidade no acesso à energia elétrica, que tem como consequência a rápida danificação de equipamentos e materiais e os atrasos na entrega dos resultados das análises laboratoriais.
A missão reforçou, uma vez mais, o papel central do IMVF como parceiro de referência no desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. A presença no terreno, o diálogo contínuo com as autoridades e o acompanhamento rigoroso dos projetos demonstra o compromisso do Instituto com a melhoria sustentável dos setores essenciais do país. Da saúde à educação, passando pela agricultura e pela capacitação institucional, o IMVF continua a contribuir para o fortalecimento das capacidades nacionais e para a construção de um futuro mais inclusivo, resiliente e próspero para todos os são-tomenses.









