Já está disponível o Quadro de Ação para Políticas Coerentes sobre Desenvolvimento e Alterações Climáticas!

Os esforços empenhados para cumprir as metas climáticas continuam a acontecer à custa de uma externalização dos custos e impactos para países em desenvolvimento. Continua a existir uma clara contradição entre os incentivos existentes e os objetivos e as metas climáticas na prática.  Apesar dos compromissos internacionais assumidos, é cada vez mais claro que não estamos a conseguir combater eficazmente as alterações climáticas.

Para potenciar as interligações positivas entre ação climática e desenvolvimento, é necessário (re)construir uma relação diferente com a natureza e implementar mudanças sistémicas que desvinculem o crescimento das emissões, transitando para economias de baixo carbono que prossigam objetivos de desenvolvimento sustentados sem a degradação ambiental normalmente associada.

É neste sentido que apresentamos o Quadro de Ação para Políticas Coerentes sobre Desenvolvimento e Alterações Climáticas, um documento que analisa o ponto de situação, desfaz mitos e perceções, apresenta-nos os enquadramentos existentes, interligações coerentes, bem como tendências e práticas incoerentes os enquadramentos existentes e termina com recomendações concretas de como garantir e potenciar as interligações positivas.

Este é um documento de referência para todos os atores que pretendam saber mais sobre o tema e também uma base para a ação, enquanto ferramenta de trabalho dos atores de desenvolvimento.

Consulte o Quadro de Ação aqui

O projeto Coerência – O Eixo do Desenvolvimento é uma parceria entre o IMVF e a FEC, cofinanciado pelo Camões, I.P.

Spread the love