Irá decorrer nos próximos dias 7 e 8 de outubro de 2025, em Bissau, a 1ª Conferência Internacional “Descentralização em Ação: Desenvolvimento Participativo e Boa Governação na Transição Autárquica da Guiné-Bissau.” 

A Conferência está a ser organizada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), o Ministério da Administração Territorial e Poder Local (MATPL) e o Movimento de Jovens Pelas Autarquias Locais na Guiné-Bissau, é financiada pelo Camões, I.P. – Instituto da Cooperação e da Língua e cofinanciada pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.  

As desigualdades regionais e a ausência de mecanismos eficazes de participação local continuam a desafiar o desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau. A descentralização representa, neste contexto, uma oportunidade para fortalecer a democracia e aproximar os cidadãos das decisões que moldam o seu futuro. 

É com esse objetivo em vista que a Conferência irá promover um espaço de diálogo e partilha de experiências sobre os desafios na construção autárquica na Guiné-Bissau. Dividida em três painéis de debate, a conferência irá analisar o estado atual da transição autárquica na Guiné-Bissau, Portugal e Cabo Verde e abordar temas como os desafios e oportunidades na implementação da descentralização na Guiné-Bissau, a importância da descentralização para o Desenvolvimento Sustentável ou como tornar o desenvolvimento participativo numa ferramenta para uma governação inclusiva e eficaz. 

Irão estar presentes na sessão representantes do Governo da Guiné-Bissau, das comunidades locais e líderes tradicionais, académicos, e investigadores em ciências sociais e políticas. Também estarão previstas sessões interativas que irão garantir a participação do público que se poderá juntar aos trabalhos através de uma transmissão online na página de Facebook do IMVF. 

Spread the love