Gestão Comunitária de Chafarizes no Cazenga

Angola, Província de Luanda – Município do Cazenga – Comunas de Tala-Hady e Cazenga Popular

O projeto promove o acesso aos serviços sociais de base através da melhoria da eficiência e eficácia da entrega de serviços prestados pelas associações de moradores na área da água ao nível urbano (e peri-urbano) através da constituição/reforço das Associações de Moradores para a Gestão de Chafarizes Comunitários (AMOGEC) no Cazenga Popular e apoio sustentado de Tala Hady.

Será incrementada a melhoria da qualidade da monitoria dos serviços, nomeadamente acesso a água através de chafarizes públicos, serviços rendidos junto das comunidades através de uma parceria entre as associações de moradores (AMOGEC/Organizações da Sociedade Civil), as Administrações das Comunas e Município (Autoridades Locais) respetivas e finalmente o fornecedor desse bem público (empresa pública) contribuindo para o desenvolvimento do processo de responsabilização e de prestação de contas.

Para informações complementares consulte o Manual de Formação da AMOGEC, bem como o Manual de Formação do Zelador de Chafariz.

Beneficiários:
Diretos: 

  • 4-6 AMOGECs no Cazenga Popular, membros da direção e zeladores;
  • AMOGEC´s em Tala Hady, membros da direção e zeladores;
  • Elementos Responsáveis pelo abastecimento de água na Comuna do Cazenga Popular e Tala-Hady (mulheres e jovens) correspondendo a aproximadamente 180.000 pessoas. + 11 escolas em Tala Hady.

Finais e outros atores:

  • 1.349.000 habitantes Cazenga Popular e Tala-Hady;
  • EPAL + DPEAS.parceiros:Administração da Comuna de Tala Hady e Administração da Comuna do Cazenga Popular.

    Público-alvo: 1.349.000 habitantes Cazenga Popular e Tala-Hady.

Objetivos:
Geral: Melhorar a sustentabilidade ambiental, contribuindo para a melhoria do abastecimento de água potável em bairros peri-urbanos da cidade de Luanda.
Específico: Garantir a implementação do Novo Modelo de Gestão Comunitária de Chafarizes (NMGCC) na Comuna do Cazenga Popular, melhorando a eficiência e a eficácia da prestação de serviços por parte das AMOGECs.
Atividades:

  • A.1. Elaboração do diagnóstico de análise da situação das AMOGEC´s + Chafarizes Construídos (incluindo Baseline Survey e Avaliação Final Externa);
  • A.2. Programa de Assistência Técnica e Capacitação de AMOGEC´s;
  • A.3 Apoio à instalação e recuperação de locais trabalho das AMOGEC e pontos venda;
  • A.4. Elaboração e produção de ferramentas (in)formativas de higiene pública e introdução ao NMGCC;
  • A.5. Instalação de contentores separação resíduos e depósito de água em 11 escolas.
Parceiros: Administração Comunal de Tala Hady e Administração Comunal do Cazenga Popular, Município do Cazenga