O projeto Building a Future: Make it in The Gambia promoveu uma formação em Desporto para o Desenvolvimento, no dia 11 de abril de 2019, dinamizada por Steve Harknett, especialista da United Purpose (UP) em Desporto para o Desenvolvimento e a Paz.

Esta formação teve como objetivo dar a conhecer o conceito de Desporto para o Desenvolvimento e Paz (Sport for Development and Peace) e discutir a sua aplicação no quadro do projeto Make it in The Gambia – Tekki Fii.

Inicialmente prevista para capacitar a equipa do projeto, o caracter pioneiro da formação e em consonância com o espírito de cooperação e sustentabilidade do projeto, a formação foi aberta a representantes de stakeholders relevantes. Assim para além do IMVF, da UP, da Agency for the Development of Women & Children (ADWAC), estiveram também presentes o National Sports Council, do National Youth Council e responsáveis regionais pelo desporto.

Segundo Steve Harknett, “este projeto pretende demonstrar como o desporto pode contribuir para o desenvolvimento e para o cumprimento dos ODS”. Esta é uma importante e inovadora ferramenta para a promoção de competências chave entre os jovens, favorecendo uma maior participação e compromisso no desenvolvimento rural. Contribui também para a promoção de valores como a tolerância e o respeito, e para o empoderamento das mulheres e dos jovens, indivíduos e comunidades.

O projeto Tekki Fii liderado pelo IMVF permitirá a implementação de um programa de desporto para o desenvolvimento pela primeira vez na Gâmbia, beneficiando da vasta experiência acumulada pela UP neste domínio em vários outros países.

O programa Building a Future: Make it in The Gambia é uma iniciativa do Governo da Gâmbia financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para África (EUTF para África), com o objetivo de aumentar as oportunidades económicas e sociais disponíveis para os jovens gambianos, especialmente nas áreas rurais do país.

O programa é implementado pelo International Trade Center (ITC), pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), pela Cooperação Portuguesa e pela Agência Belga de Desenvolvimento (Enabel).

O IMVF assegura a implementação da componente do Programa atribuída à Cooperação Portuguesa – este é o primeiro projeto da Cooperação Portuguesa e do IMVF na Gâmbia -, em parceria com a ADWAC, a Alianza por la Solidaridad e a UP. O objetivo é contribuir para a dinamização de cadeias de valor de agronegócio sustentáveis e promover o fortalecimento da coesão social através da atividade das organizações locais e da implementação de infraestruturas sociais /recreativas, com um enfoque no desporto.