Com o agravamento da situação internacional devido à propagação da Covid19, e a descoberta de 6 casos positivos no país, o Governo cabo-verdiano declarou o estado de emergência e a imposição de medidas de distanciamento social. Face a esta situação, e com necessidades crescentes ligadas à prevenção e mitigação do vírus, os projetos de cooperação financiados pela União Europeia em Cabo Verde procuram adaptar-se.

O projeto de Turismo Solidário e Comunitário na ilha do Maio tem estado a agir em estreita colaboração com as autoridades locais na identificação das principais necessidades ligadas ao contexto atual. Assim, foram ajustadas, reavaliadas e adiadas, ou adiantadas, algumas atividades do projeto, procurando contribuir para o esforço de mitigação da Covid19 a nível local.

O projeto de Turismo Solidário e Comunitário na ilha do Maio prevê a realização de atividades de sensibilização e informação nas áreas do ambiente, higiene urbana e turismo junto das populações locais. Estas atividades passam assim a ser implementadas com uma componente adicional que se assume agora central: a prevenção e mitigação da Covid19 e as medidas a serem tomadas ao nível individual, familiar e comunitário. Ainda com foco na sensibilização, a viatura do projeto tem estado a percorrer as ruas das várias comunidades da ilha passando mensagens de sensibilização com recurso a um sistema de som. Para além destas ações, feitas em estreita parceria com a Câmara Municipal do Maio, a Delegacia de Saúde local, a polícia nacional e outras entidades, estão a ser equacionadas outras formas de apoio a estas instituições, consoante a evolução da situação epidémica em Cabo Verde e na ilha do Maio, onde ainda não foi identificado nenhum caso.

O projeto tem vindo também a prestar apoio direto aos bombeiros do Maio na realização de patrulhas de vigilância das praias, com o objetivo de evitar ajuntamentos e controlar potenciais entradas de embarcações na ilha, num momento em que o governo interditou a circulação de pessoas entre as várias ilhas do arquipélago procurando conter a epidemia.

Com a necessidade de impor medidas de distanciamento social, algumas atividades previstas pelo projeto, como formações ou outro tipo de atividades que implicavam a reunião de várias pessoas, foram adiadas. Por outro lado, este tipo de medidas põe também em causa os rendimentos de muitas famílias da ilha, dependentes de pequenos negócios por agora encerrados. Assim, procurando colmatar esta situação, foram adiantadas e reforçadas algumas atividades de reabilitação urbana previstas pelo projeto. Este tipo de atividade, que pode ser realizada com o distanciamento social exigido, permitirá também garantir uma fonte de rendimento para várias famílias da ilha nos meses que se seguem.

Sendo o Maio uma pequena ilha, com comunidades coesas, é possível conceber a implementação eficaz de medidas de prevenção e contenção. No entanto, a falta de recursos com que se deparam as autoridades locais, representa um desafio perante o contexto atual. Assim, a canalização de esforços da cooperação internacional, através dos projetos já a decorrer no terreno, revela-se particularmente importante.

O projeto de Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio é implementado pelo IMVF, pela Câmara Municipal do Maio e pela Câmara Municipal de Loures e é financiado pela União Europeia e a Cooperação Portuguesa.

#EUCV ?? #NuStaDjuntu ?? #ParceirosnoDesenvolvimento #COVID19

Spread the love