Turismo Solidário e Comunitário na ilha do Maio

Cabo Verde, Ilha do Maio

A ação assenta no reforço de iniciativas económicas sustentáveis de apoio ao sector do Turismo de base local. Com o desenvolvimento de um produto turístico solidário e sustentável, implementado e gerido localmente, pretende-se dinamizar a economia local e valorizar os traços culturais tradicionais e ambientais.

A ação contribui para o crescimento socioeconómico e redução da pobreza, através da utilização de materiais e mão-de-obra locais e da dinamização de percursos turísticos aliados às atividades tradicionais (pesca, pecuária, entre outras). Permitirá a visita e estadia em diversas comunidades para vivenciar experiências culturais e do quotidiano, assim como a compra de artesanato, aumentando os rendimentos locais. Pretende-se também envolver e sensibilizar os agentes privados e entidades oficiais com intervenção nas áreas do turismo e do desenvolvimento local para o Produto Turístico Solidário através de maior coordenação e troca de informações.

OBJETIVOS:

Geral: melhorar as condições de vida da população da ilha do Maio, através do turismo solidário e sustentável.

Específico: reforçar e diversificar a oferta turística na ilha do Maio, através do aumento das atividades geradoras de rendimento associadas ao turismo solidário e sustentável e da promoção de técnicas participativas.

BENEFICIÁRIOS:

Diretos: associações locais e comunitárias da ilha do Maio, membros da direção e associados, famílias; profissionais das atividades económicas tradicionais e população rural (privilegiando mulheres e jovens): agricultores, criadores de gado e outras atividades tradicionais; associação das produtoras de Queijo e Derivados Ribeira Dom João; técnicos municipais; associações e Câmara Municipal da Boavista.

Indiretos: população da ilha do Maio e visitantes.

ATIVIDADES:

Resultado Esperado 1. Promover e reforçar o empreendedorismo.

Atividades:

Requalificação das comunidades rurais para melhor acolhimento aos turistas.

– Atualização do levantamento socioeconómico e cultural das comunidades e das condições habitacionais;
– Intervenção de beneficiação em espaços públicos e requalificação ambiental;
– Reabilitação/adaptação de infraestruturas habitacionais.
 
Resultado Esperado 2. Requalificar e dinamizar as atividades económicas tradicionais.
Atividades:
Revitalização das profissões tradicionais e promoção de práticas de empreendedorismo.
– Pesca;
– Agricultura, pecuária e queijaria;
– Outras atividades económicas de interesse e potencial turístico;
– Integração nos roteiros turísticos;
– Criação de fundo social comunitário (lucro atividades económicas).
 
Resultado Esperado 3. Promoção e consolidação dos processos de governação participativa, com enfoque na área do turismo.
Atividades:
Promoção de mecanismos de participação.
– Reforço das associações comunitárias;
– Formação aos jovens: inovação social e empreendedorismo;
– Orçamento Participativo (turismo): associações e CM Maio;
– Formações direcionadas ao turismo e hotelaria.
Partilha de boas práticas (intercâmbios).
– Orçamento Participativo e técnicas participativas entre Maio e Boavista;
– Turismo solidário: Santo Antão e Maio.
Monitoria, avaliação e visibilidade.

 

VÍDEOS

Explore a playlist no YouTube do projeto

 

NOTÍCIAS:

17/06/2021 | Cerimónia de encerramento do Projeto Turismo Solidário e Comunitário na ilha do Maio e apresentação do Programa “Maio 2025”

18/05/2021 | Projeto Turismo Solidário na Ilha do Maio entrega bodes de raça a criadores locais

15/04/2021 | Projeto Turismo Solidário e Comunitário promove Formação sobre Saúde Sexual, Infeções Sexualmente Transmissíveis e Turismo na ilha do Maio

31/03/2021 | Projeto Turismo Solidário e Comunitário promove Formação sobre Elaboração de Projetos na ilha do Maio

05/02/2021 | Projeto Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio apoia projetos de associações locais

08/06/2020 |  Projeto Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio apoia jovens empreendedores

06/05/2020 |  Projeto Turismo Solidário e Comunitário apoia requalificação do Bairro da Fontona, na Ilha do Maio

06/04/2020 |  Projeto de Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio adapta-se à situação de Estado de Emergência em Cabo Verde

01/04/2020 |  Vozes do Desenvolvimento | Testemunhos da Ilha do Maio, Cabo Verde

26/07/2019 |  Reportagem da RTP África destaca a produção artesanal de queijo na Ilha do Maio, em Cabo Verde

16/04/2019 |  Projetos em Cabo Verde promovem formações protagonizadas pelas mulheres da Ilha do Maio

26/11/2018 |  Avanços nas atividades dos projetos do IMVF na Ilha do Maio, Cabo Verde

21/08/2018 |  Câmara Municipal do Maio e Fundação Maio Biodiversidade ministram formação em culinária na ilha do Maio

15/08/2018 |  Lançamento oficial do Projeto de Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio, em Cabo Verde