Este é o primeiro de 5 WorkLabs do projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs que irão analisar as atuais narrativas sobre a migração e o padrão dos diferentes grupos de migrantes na Europa. Esta análise permitirá conhecer e desconstruir preconceitos e estereótipos sobre as migrações e debater as atuais políticas migratórias nacionais e internacionais.
O primeiro WorkLab – Tese I tem como tema “Os jovens e as narrativas sobre as migrações” e vai decorrer no próximo dia 2 de junho, entre as 17h e as 18h30, através da plataforma online Zoom. Será facilitado por Emellin de Oliveira, Doutoranda em Direito na Universidade Nova de Lisboa e tem como objetivo analisar e debater as atuais narrativas sobre migração em Portugal e na Europa, bem como identificar quais os principais preconceitos e estereótipos sobre as migrações e sobre a pessoa migrante.
Este WorkLab dirige-se a todos os jovens entre os 18 e os 30 anos, empenhados na promoção da justiça social e motivados para a transformação social, económica, política e ambiental. Dirige-se igualmente a todos os jovens que queiram ter um papel ativo na promoção dos valores da cidadania europeia e na melhoria das condições de exercício de participação cívicas e democráticas a nível da União Europeia, reiterando os valores da solidariedade, do diálogo intercultural, do mútuo entendimento e combatendo preconceitos relativos a migrantes e minorias.
Se, como nós, acreditas que é necessário promover a justiça social e agir para a transformação social, política, económica e ambiental, inscreve-te aqui.
Sabe mais sobre este WorkLab aqui.