TAS – TESE, ANTÍTESE, SÍNTESE

Migration Labs

Através deste projeto iremos promover os valores da cidadania europeia e a melhoria das condições de exercício de participação cívicas e democráticas a nível da União Europeia, reiterando os valores da solidariedade, do diálogo intercultural e do mútuo entendimento e combatendo preconceitos relativos a migrantes e minorias.

As nossas atividades serão sobretudo dirigidas a jovens adultos, decisores políticos e outros atores dos países parceiros, visando desenvolver o entendimento dos processos de elaboração de políticas migratórias da União Europeia e a promoção de oportunidades de participação social e intercultural e de voluntariado.

OS NOSSOS OBJETIVOS

Contribuir para a promoção da cidadania europeia e melhorar as condições de exercício das participações cívicas e democráticas na União Europeia, desenvolvendo mecanismos para uma melhor compreensão do processo de elaboração de políticas de migração da União Europeia, por parte dos seus cidadãos e criar oportunidades específicas de participação social, intercultural e de voluntariado.

AS NOSSAS ATIVIDADES

Ao longo de 18 meses organizaremos WorkLabs, debates e mesas redondas, que nos permitam analisar narrativas, equívocos e estereótipos associados a migrantes e refugiados, discursos xenófobos e discriminatórios e propaganda anti-imigração.

Em colaboração com os nossos beneficiários iremos elaborar documentos de recomendação dirigidos a decisores políticos da União Europeia, numa análise que irá assentar no eixo tese – antítese e síntese.

O NOSSO IMPACTO

As atividades têm por finalidade impactar positivamente a Agenda da União Europeia sobre migração e integração, dirigindo-se a jovens beneficiários e à população em geral, numa dimensão além-fronteiras, estabelecendo um contacto direto e indireto com stakeholders, que pela sua ação direta influenciam as políticas da União, em particular as migratórias.

O NOSSO PERCURSO

As atividades serão organizadas através de uma plataforma online e de WorkLabs, privilegiando:

  • Metodologias participativas próprias da Educação para a Cidadania Global;
  • Técnicas de criatividade, como o design thinking;
  • Métodos utilizados na Teoria de Deteção de Sinal.

VIDEOS

Explore a playlist no YouTube do projeto

Sabe mais sobre o projeto em

tasmigrationlab.eu

NEWSLETTERS

MARÇO 2020 | Newsletter 1

ABRIL 2020 | Newsletter 2

JUNHO 2020 | Newsletter 3

Porque acreditamos na transparência, partilha e na ética de trabalho, a todas as organizações que se possam inspirar com este protejo e nas atividades que vamos desenvolver, agradecemos a vossa confiança. A todas pedimos que mencionem o nome do projeto na bibliografia consultada.