A cerimónia de assinatura dos contratos de apoios financeiros concedidos a pequenos negócios de jovens empreendedores da Ilha do Maio, em Cabo Verde decorreu no dia 5 de junho de 2020, na Assembleia Municipal.

Estes apoios financeiros surgem na sequência de um processo de capacitação, durante o qual vários jovens da ilha receberam formação técnica em gestão de negócios e foram apoiados por especialistas na conceção de projetos de empreendedorismo em diferentes áreas.

No âmbito de um concurso, estes projetos foram avaliados por um júri, constituído pelo formador e por membros das entidades parceiras (Câmara Municipal do Maio, IMVF, PROEMPRESA Cabo Verde e Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boas Vista e Maio).

Para os 4 jovens vencedores, a entrega destes apoios representa o início de uma nova etapa, em que irão pôr em prática os conhecimentos e capacidades adquiridos durante a fase de formação, apostando nos seus próprios projetos e negócios. Os projetos selecionados incluem iniciativas em áreas como o turismo rural, turismo cultural e digital, restauração e comércio em diferentes comunidades da ilha.

A cerimónia contou com a presença dos jovens empreendedores vencedores do concurso, do vereador da Cultura e do Desporto da Câmara Municipal do Maio, Queita Costa Santos e de Julieta Dono, coordenadora local do projeto Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio e representante do gabinete de Desenvolvimento Local da Câmara Municipal do Maio, parceiro local do projeto.

O projeto Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio é implementados pelo IMVF e pela Câmara Municipal do Maio e pela Camara Municipal de Loures e financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P. e tem como entidade associada a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio.

 

Spread the love