Entre 1 e 15 de julho de 2020, os alunos são-tomenses da 12.ª classe voltaram às aulas das disciplinas sujeitas a exame nacional, de modo a poderem concluir o ensino secundário.

Na Região Autónoma do Príncipe, a lecionação de Língua Portuguesa e Matemática nesta classe tem estado a cargo de professores portugueses, agentes de cooperação enquadrados no Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP).

Tendo alguns dos professores regressado, entretanto, a Portugal, no quadro da emergência suscitada pela pandemia de COVID-19, as aulas têm estado a ser asseguradas em sistema de blended learning (combinação de trabalho à distância com trabalho presencial), com o apoio tutorial em sala de uma das agentes de cooperação que permaneceu na Ilha do Príncipe e de professores locais.

Esta estratégia de trabalho foi possível de concretizar graças à iniciativa e profundo empenho de todos os envolvidos: professores, alunos e autoridades educativas locais que, em estreita articulação com o PAISE-STP, tudo têm feito para assegurar as necessárias condições técnicas e de segurança, e a melhor preparação possível dos estudantes para esta etapa final do seu percurso escolar.

O PAISE-STP teve início em novembro de 2019 com o objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e do Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.

Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.

Spread the love