A sessão pública de apresentação dos programas de formação contínua para docentes do ensino secundário de São Tomé e Príncipe decorreu no dia 21 de outubro, no Centro de Formação Profissional Brasil-São Tomé, na cidade de São Tomé. Esta é uma iniciativa do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP).

No evento estiveram presentes a Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, Julieta Izidro, o Adido para a Cooperação da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, António Machado, em representação do Embaixador Luís Gaspar da Silva, a equipa de coordenação do PAISE-STP, diretores dos diversos serviços centrais e das escolas, delegados distritais e supervisores pedagógicos.

A formação contínua e em exercício dirige-se aos professores são-tomenses do ensino secundário (7.ª a 12.ª classes) das disciplinas de Português, Matemática, Inglês e Ciências Naturais e Biologia, e irá decorrer ao longo dos anos letivos 2020/21 e 2021/22. A formação será ministrada por equipas compostas por agentes de cooperação e agentes locais. 

O objetivo é melhorar o desempenho dos docentes são-tomenses e, consequentemente, promover a melhoria da qualidade do ensino no país, através de um trabalho colaborativo entre formadores e formandos, descobrindo como se pode atualizar e inovar ao nível das práticas de ensino, aprendizagem e avaliação destas disciplinas, permitindo que os alunos façam melhores aprendizagens.

No final da sessão de apresentação foram entregues aos diretores das escolas as listas dos grupos de formação e os folhetos para divulgação dos programas aos professores.

A 1.ª edição da formação tem início no próximo dia 2 de novembro.

O PAISE-STP tem com o objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e do Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.

Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.

Spread the love