O Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), em parceria com a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e a Universidade de Aveiro (UA) vai realizar, nos dias 26 e 27 de novembro, o seminário “Formar professores hoje: partilhar conhecimentos, experiências e desafios”. O seminário terá uma vertente presencial, que decorrerá na USTP, e online.
A sessão de abertura contará com intervenções de representantes da equipa do projeto, da UA, da USTP, da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe e do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe (MEES).
Seguir-se-á a conferência sobre “Formar Professores: tendências e desafios”, com Ana Isabel Andrade, da UA e a moderação de Lúcio Pinto, da USTP. De seguida haverá uma mesa redonda sobre “Experiências em torno de reestruturações na Formação Inicial de Professores (FIP)”, com as participações de Alzira Rodrigues, da USTP sobre “A FIP do ensino secundário em São Tomé e Príncipe”, de Leonor Santos, do PAISE-STP sobre o “Processo de Bolonha e FIP na Universidade de Aveiro” e de Nilza Costa, da UA sobre “O processo de reestruturação da FIP na República da Moldávia”, com moderação de Manuel Penhor, da USTP. Por fim, haverá espaço para debate e serão feitos uma síntese e um balanço do primeiro de dia do seminário por Abigail Tiny, da USTP, Betina Lopes, da UA e Mª José Rodrigues, do PAISE-STP.
O segundo dia do seminário começará com a conferência sobre “O currículo de FIP – tendências e desafios”, com Nilza Costa, da UA e a moderação de Carlos Castro, da USTP. Seguir-se-á uma mesa redonda sobre “Prática Pedagógica – diferentes olhares” com as intervenções de Filomena Martins, da UA sobre “A componente da prática pedagógica supervisionada nos cursos de FIP na UA”, de Nazaré Ceita, da USTP sobre “A prática pedagógica nos cursos de História da USTP”, de Manuel Trindade, da Direção do Ensino Secundário e Técnico Profissional (DESTP) sobre a “Visão do setor de supervisão do Ensino Secundário sobre as práticas pedagógicas” e da professora Ana Maria Martins sobre “A minha experiência de prática pedagógica na Licenciatura em Língua Portuguesa”. Esta mesa redonda será moderada por Jeudíger Nascimento, da USTP. Haverá posteriormente espaço para debate e serão apresentadas as principais conclusões do seminário por Beatriz Afonso, da USTP, Nilza Costa, da UA e José Carlos Aragão, do PAISE-STP. Por fim decorrerá a sessão de encerramento.
O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e do Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.
Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.