Teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, no anfiteatro da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), o seminário “Formar Professores hoje: partilhar conhecimentos, experiências e desafios”.
Tratou-se de uma iniciativa no âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), mais especificamente de uma ação enquadrada pela atividade de “Revisão curricular dos cursos de Formação Inicial de Professores (FIP) do ensino secundário”, a ser desenvolvida pela USTP e pelo PAISE-STP com assessoria técnico-científica da Universidade de Aveiro (UA, Portugal).
Este encontro teve como principal finalidade promover a partilha de experiências sobre a formação inicial de professores desenvolvida no Ensino Superior, e o debate sobre possibilidades de intervenção para a sua melhoria em São Tomé e Príncipe.
O seminário, que decorreu presencialmente e online e no qual participaram, no total ao longo dos dois dias, cerca de 70 pessoas, contou com duas conferências proferidas pelas doutoras Nilza Costa e Ana Isabel Andrade, investigadoras e especialistas em formação de professores da UA, e com duas mesas redondas onde intervieram, para além da UA, elementos da USTP (docentes e uma professora recém-formada), do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe e do PAISE-STP.
O programa do seminário pode ser consultado aqui.
O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e do Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.
Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.