Decorreu, no dia 1 de fevereiro de 2021, a cerimónia de assinatura dos contratos de Apoios a Terceiros concedidos a 5 associações de diversas localidades da Ilha do Maio, em Cabo Verde.

Estes apoios financeiros resultam de um processo de capacitação das organizações comunitárias decorrido entre 9 e 22 de novembro de 2020, no âmbito do projeto Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio, que promoveu um concurso, lançado no ano passado, com o objetivo de aumentar a participação da sociedade civil no processo de desenvolvimento da Ilha do Maio. O concurso foi dirigido a Organizações da Sociedade Civil, legalmente constituídas, com os processos associativos em dia para apresentação de projetos produtivos na área do turismo, artesanato e cultura.

A cerimónia de assinatura dos contratos contou com a presença dos representantes das 5 associações vencedoras deste concurso, nomeadamente, o Barreirense Futebol Clube, a Associação dos Atores de Cogestão das Pescas Vindos do Norte (ACPVN), a Tabanka Djarmai, a Associação Nos Kultura Figueira e a Associação de Agricultores do Maio.

Os projetos destas associações vão desde a agricultura, passando pela promoção do turismo social e cultural na Ilha, pela divulgação da Tabanka, uma das manifestações culturais mais antigas de Cabo Verde, pela dinamização da localidade de Barreiro como vila turística e pela dinamização e requalificação da orla marítima da zona norte da Ilha.

Os valores dos apoios financeiros atribuídos a cada uma destas associações variam consoante o projeto, no entanto, a nível global foram disponibilizadas verbas entre os 2000 e os 5000 euros.

O projeto Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio, em Cabo Verde, é implementado desde 2017 pelo IMVF, pela Câmara Municipal do Maio e pela Camara Municipal de Loures e financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P. e tem como entidades associadas a Câmara Municipal da Boa Vista e a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio.

Spread the love