A Câmara Municipal do Maio e a Delegação do Ministério da Agricultura e do Ambiente, no âmbito do projeto Turismo Solidário e Comunitário na ilha do Maio, em Cabo Verde, entregaram 10 bodes de raça a 10 criadores de animais de diferentes localidades da ilha do Maio. Esta iniciativa tem como objetivo melhorar a criação da raça caprina na ilha e aumentar a produção de leite dos criadores locais.

Provenientes da ilha do Fogo, os bodes foram entregues no passado dia 12 de maio aos criadores selecionados da ilha do Maio. O momento da entrega contou com a colaboração da assistente do projeto Turismo Solidário e Comunitário na ilha do Maio, Julieta Dono, e dos técnicos da Delegação do Ministério da Agricultura e do Ambiente, que conhecem de perto os criadores e as suas necessidades.

Os beneficiários desta iniciativa foram selecionados entre os criadores de animais que se disponibilizaram para alimentar, cuidar e gerir os bodes de raça. Os critérios de seleção, definidos pela Delegação do Ministério da Agricultura e do Ambiente e pela equipa do projeto, consistiram em ter um número de espécie caprina que compense, pertencer a uma família com baixos rendimentos e ser um criador dinâmico e idóneo.

Esta ação prevê a realocação dos bodes de raça para outras localidades, garantindo que todas as localidades da ilha do Maio são contempladas com estes animais, assegurando a diversificação de laços sanguíneos.

Para assinalar este compromisso será celebrado um protocolo entre os criadores locais selecionados e a Delegação do Ministério da Agricultura e do Ambiente, com indicação de alguns critérios relativos à gestão dos bodes.

O projeto Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio, em Cabo Verde, é implementado pelo IMVF, pela Câmara Municipal do Maio e pela Camara Municipal de Loures e financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P. e tem como entidades associadas a Câmara Municipal da Boa Vista e a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio.

Spread the love