No passado dia 15 de maio, decorreu, no Centro Cultural Português de São Tomé, a palestra intitulada “O que é, afinal, o bom Português?”, ministrada por Abigail Tiny Cosme, linguista, diplomata e professora são‑tomense. Esta atividade decorreu no âmbito do programa de formação contínua em Língua Portuguesa implementado pelo Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP).

A sessão teve como principal objetivo enriquecer a formação dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Secundário, que enfrentam desafios diários relativos às especificidades do Português de/em São Tomé e Príncipe no ensino da disciplina, pela oportunidade de dialogarem com uma especialista que se tem debruçado (e escrito) sobre a situação linguística do país. Assim, através da explicitação e análise de algumas interferências linguísticas dos quatro crioulos do país na língua portuguesa, bem como da desconstrução de alguns preconceitos linguísticos, Abigail Tiny Cosme levou a plateia à reflexão e à discussão sobre o que significa, efetivamente, o conceito de “bom Português”, no contexto de uma língua que é pluricêntrica, multicultural e caracterizada pela diversidade.

No final da atividade, a oradora convidada, os formandos, a equipa de formadoras de Língua Portuguesa e a Coordenadora Adjunta do PAISE-STP, Leonor Santos, fizeram um balanço muito positivo da sessão, tendo alinhado algumas estratégias de forma a que esta partilha de conhecimento tenha continuidade e que as aprendizagens adquiridas pelos docentes possam vir a ter impacto efetivo na sua prática letiva.   

O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e do Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.

Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.

Spread the love