Portugal e São Tomé e Príncipe realizaram no dia 18 de junho a primeira consulta de Gastroenterologia via Telemedicina. A sessão inaugural da TeleGastro® decorreu em direto entre São Tomé (Hospital Dr. Ayres de Menezes) e Lisboa (sede do IMVF). No mesmo dia foi também inaugurada a nova Unidade de Imagiologia e Telemedicina do Hospital Dr. Ayres de Menezes, após realização de intervenções infraestruturais.
Estes avanços históricos na área da Telemedicina foram possíveis graças ao Programa Saúde para Todos, financiado pela Cooperação Portuguesa através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal, contando com apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (na área da Gastroenterologia), da PT Inovação/Altice Labs, em colaboração com médicos do corpo clínico da Fundação Champalimaud e do Grupo José de Mello Saúde, entre muitos outros.
A TeleGastro® é uma solução tecnológica pioneira que permite a avaliação gastroenterológica de pacientes, em tempo real, entre dois continentes. Permite o rastreio (nomeadamente, através da realização de exames invasivos, como endoscopias e colonoscopias), a prevenção e o tratamento de várias patologias ao nível do esófago, estômago, duodeno e anorretal, oferecendo possibilidade de diagnósticos e orientação terapêutica, em tempo útil, com inegáveis vantagens para os pacientes e com impacto na redução do número de evacuações, que em muitos casos passarão a ser desnecessárias.
Neste dia foi realizada uma endoscopia digestiva alta, com recolha de tecidos para biopsia, num paciente em São Tomé, por uma médica são-tomense – a primeira especialista em Gastroenterologia do país, que concluiu recentemente a sua formação, em Coimbra, com o apoio do Programa Saúde para Todos – e que foi acompanhada em tempo real em Lisboa por uma médica da especialidade, que prestou orientação clínica e aconselhamento terapêutico. Ficou, assim, com este ato médico, também oficialmente inaugurada a Unidade de Gastroenterologia Dr. José Eduardo Pina Cabral no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), em São Tomé.
A especialidade de Gastroenterologia vem, assim, juntar-se à plataforma de Telemedicina Medigraf®, a qual integra as especialidades de Cardiologia, Imagiologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia, entre outras. Esta plataforma pioneira nasceu em 2011 fruto de uma parceria com a Fundação PT e com a PT Inovação agora Altice Labs, e veio permitir ultrapassar as barreiras de tempo e espaço e dar um salto qualitativo sem precedentes, na área da Cooperação em Saúde entre São Tomé e Príncipe e Portugal.
Inauguração do novo serviço de Imagiologia e Telemedicina do Hospital Dr. Ayres de Menezes
A médica radiologista Dra. Celeste Alves, responsável pelo novo serviço de Imagiologia e Telemedicina do HAM e chefe das missões de Imagiologia no âmbito do Saúde para Todos, conduziu a visita guiada às instalações do novo Serviço de Imagiologia e Telemedicina do Hospital Dr. Ayres de Menezes, as quais foram ampliadas, melhoradas e atualizadas com novos equipamentos. A rede interna de Telemedicina do Hospital Central de São Tomé foi alargada com a integração da funcionalidade de digitalização direta de diversos equipamentos de Imagiologia (Raio X, Ecografia e Mamografia) e de outras especialidades como a Oftalmologia, a Otorrinolaringologia ou a Cardiologia, entre outras, permitindo potenciar a utilização de sistemas de Telemedicina no hospital.
Na sede do IMVF, em Lisboa, estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde de Portugal, Dr. António Sales, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Dr. Francisco André, através de uma intervenção-vídeo, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dr. Edmundo Martinho, o Embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, Dr. António Quintas, a Chefe de Divisão dos Assuntos Bilaterais da Direção de Serviços da Cooperação Bilateral do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Dra. Daniela Pereira, o representante do Gabinete do Presidente Executivo da Altice Portugal, Dr. Luís Vales, o Diretor da Altice Portugal para clientes TOP Corporate, Eng. Mário Seborro, o Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Dr. Paulo Freitas e os Administradores Executivos do IMVF, Dra. Carolina Quina e Dr. Jorge Morais.
No Hospital Dr. Ayes de Menezes, em São Tomé, estiveram presentes o Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dr. Edgar Neves, o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo, o Diretor do Hospital Dr. Ayres de Menezes, Dr. Américo Pinto, a Diretora Clínica do Hospital Dr. Ayres de Menezes, Dra. Isaulina Barreto, o Administrador Executivo do IMVF, Dr. Ahmed Zaky, a médica de Imagiologia, Dra. Celeste Alves, e o representante do IMVF em São Tomé e Príncipe, Dr. António Lima.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde de Portugal, Dr. António Sales começou por enaltecer o valioso trabalho do IMVF na promoção da dignidade humana, no apoio às populações mais vulneráveis e no empoderamento das comunidades.
Salientou que o Programa Saúde para Todos “é um excelente exemplo da colaboração de esforços em busca da maior eficácia e do maior impacto na saúde. Com o esforço, o empenho e a dedicação de todos os envolvidos tem sido possível melhorar a acessibilidade, a equidade e a qualidade dos serviços de saúde prestados em São Tomé e Príncipe”. E acrescenta. “A magnitude deste projeto que hoje cobre todo o território está expressa nos indicadores do arquipélago, que figura atualmente entre os melhores da Africa Subsaariana. Se houve algo que esta pandemia nos ensinou é que a resposta aos desafios globais com os quais somos confrontados exige solidariedade e cooperação internacional.” Referiu:
Por fim, terminou: “com uma palavra de incentivo para que continuem com o vosso contributo, a vossa energia, o vosso empenho, a vossa dedicação e o vosso esforço para fazer dos nossos países, que partilham a pátria da língua portuguesa, países melhores, países mais justos e países mais fraternos.”
O Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dr. Edgar Neves manifestou em nome do Governo de São Tomé “o mais profundo reconhecimento e os agradecimentos mais sinceros por este salto”. E acrescentou “Fizemos uma caminhada de 10 anos e temos bem em mente o que tínhamos, por onde passámos, onde estamos e onde podemos chegar. Toda a Unidade de Imagiologia renovada, requalificada, com melhores condições em todos os pontos de vista, técnicos e de conforto humano.” O Ministro da Saúde são-tomense salientou ainda.
Na sua mensagem-vídeo, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Dr. Francisco André, destacou que “a área da saúde é uma das principais prioridades de atuação da cooperação portuguesa”. E acrescentou. “Uma das nossas apostas de intervenção neste setor passa pela introdução e pelo alargamento de tecnologias de informação e comunicação que apoiem no diagnóstico, na orientação clínica e na terapêutica dos especialistas”, sublinhando que:
O Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo começou por expressar a sua enorme satisfação por participar no evento inaugural da primeira consulta de Gastroenterologia via Telemedicina entre Lisboa e São Tomé, bem como do Serviço de Imagiologia e Telemedicina do Hospital Dr. Ayres de Menezes. No seu discurso reforçou que “o projeto Saúde para Todos tem contribuído de forma significativa para reforçar a qualidade e a eficácia da prestação dos cuidados de saúde em São Tomé e Príncipe”. E acrescentou que “a atual fase do projeto termina a 31 de dezembro próximo, mas a área da Saúde continua – e aqui corroboro as palavras do Sr. Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação – a ser uma prioridade da Cooperação Portuguesa no apoio a São Tomé e Príncipe, constando no próximo Programa Estratégico de Cooperação para o período 2021-2025, atualmente em negociação com as autoridades são-tomenses”.
Em Lisboa, o anfitrião do evento, o Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Dr. Paulo Telles de Freitas, explicou que “ao longo destes 10 anos temos desenvolvido algumas soluções inovadoras para resolver problemas relacionados com a distância. No início, a tecnologia estava dependente dos satélites, com a chegada do cabo submarino em 2014 passamos a poder resolver vários tipos de problemas”.
O Presidente do Conselho de Administração do IMVF acrescentou ainda que:
Em São Tomé, o Administrador Executivo do IMVF, Dr. Ahmed Zaky, referiu que “este é um salto tecnológico de grande vanguardismo que o Instituto conseguiu fazer graças ao apoio da Cooperação Portuguesa, da Direção Geral da Saúde de Portugal, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, todos os médicos e enfermeiros e colegas e de todos os trabalhadores aqui em São Tomé e voluntários de Portugal, conseguimos fazer este salto que é de facto marcante, pioneiro e único no mundo.”
Por fim, salientou que :
O PROGRAMA SAÚDE PARA TODOS
O Programa Saúde para Todos – teve início em 1988 em São Tomé e Príncipe – é implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, e tem vindo a contribuir de forma decisiva para a crescente acessibilidade, equidade e eficácia na prestação de cuidados de saúde no país. Os indicadores de saúde deste arquipélago confirmam o impacto do programa, figurando atualmente entre os melhores da África Subsariana.
O Programa Saúde para Todos adotou desde o início uma estratégia faseada e em crescendo. Começou por atuar apenas num distrito e hoje cobre a totalidade do território. Inicialmente com enfoque nos cuidados preventivos e primários, passou progressivamente a integrar os cuidados especializados, o combate às Doenças Não Transmissíveis e o apoio a diversas áreas de especialidade via Telemedicina.
A fase atual do Programa, que teve início em janeiro de 2021, centra-se na consolidação e no aprofundamento das intervenções anteriores em matéria de cuidados de saúde especializados e Telemedicina de forma a responder às crescentes exigências técnicas, tecnológicas, infraestruturais e de equipamento decorrentes da especialização progressiva do setor.
Os importantes saltos qualitativos no quadro do Programa Saúde para Todos têm sido possíveis graças à conjugação de esforços de várias entidades, sendo de destacar o papel central da Cooperação Portuguesa através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção-Geral da Saúde de Portugal, enquanto principais financiadores do Programa Saúde para Todos. É igualmente de realçar o apoio continuado do Grupo José de Mello Saúde, a colaboração de médicos do corpo clínico da Fundação Champalimaud, e da PT Inovação agora Altice Labs, entre outros, e a parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe. A exemplaridade da coordenação de esforços em prol de uma maior eficácia e impacto explicam os avanços que se têm verificado na área da cooperação para a saúde.