A 1.ª reunião “Construindo uma Rede de Investigação em Educação em São Tomé e Príncipe”organizada no âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) decorreu no dia 22 de junho, em formato presencial e online e teve a duração de cerca de 2 horas.

O encontro contou com a participação de 20 pessoas, entre elementos do PAISE-STP (da Universidade de Aveiro e da equipa local), docentes da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), diretores e técnicos ligados ao Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe e aos serviços de educação da Região Autónoma do Príncipe, e um docente do ensino secundário.

Esta 1.ª reunião, dinamizada à distância por Maria Helena Araújo e Sá e localmente por Nilza Costa, teve como principal objetivo projetar a constituição de uma rede de membros interessados em conceber projetos de intervenção-formação que permitam desenvolver conhecimento sobre questões relevantes para o contexto educativo são-tomense, de forma a poder agir sustentadamente, numa perspetiva de inovação educacional e partindo do conhecimento já produzido.

O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e do Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.

Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.

Notícia adaptada do CIDTFF.

Spread the love