O Centro Cultural Português de São Tomé acolheu, no dia 3 de julho, a palestra “As vozes fundacionais da literatura são-tomense”, ministrada por Conceição Lima, poetisa e jornalista são-tomense.
Esta atividade decorreu no âmbito do programa de formação contínua em Língua Portuguesa implementado pelo Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP).
O encontro visou enriquecer a formação dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Secundário, trazendo à luz as particularidades da literatura do país, desde as suas primeiras vozes até à sua consolidação. Além de ter permitido aos formandos contactar com uma breve história crítica da literatura são‑tomense, ofereceu-lhes a oportunidade de conhecer um corpus e uma leitura interpretativa sobre o mesmo, que as contingências do acesso ao livro no país nem sempre facilitam, embora tenham de o lecionar.
A palestra contou com uma participação ativa do público, da equipa de formadoras de Língua Portuguesa, bem como da Coordenadora Adjunta para a Área Pedagógica e da Formação do PAISE-STP, tendo-se feito um balanço bastante positivo no final. Foi consensual que iniciativas do género devam ser realizadas com maior frequência, abrindo caminho para uma maior apropriação e consequente mobilização destas aprendizagens pelos formandos na sua prática letiva.
O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e do Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.
Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.