
O encontro destinado à discussão da temática “Avaliação do Desempenho Docente em São Tomé e Príncipe: requisitos e pontos críticos” decorreu no dia 1 de julho de 2021 e foi dinamizado pelas investigadoras Prof.ª Doutora Marília Cid e Prof.ª Doutora Isabel Fialho, do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE).
Este encontro decorreu no âmbito da iniciativa “Pensando a educação e a formação em São Tomé e Príncipe”, promovida pelo Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) e teve como principais objetivos: a) partilhar características e tendências atuais da avaliação de desempenho docente em vários países; b) refletir sobre os requisitos e pontos críticos da avaliação de desempenho docente; e c) discutir questões relevantes sobra a avaliação de desempenho docente em São Tomé e Príncipe.
Participaram neste encontro elementos do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, da Inspeção Geral da Educação, da Universidade de São Tomé e Príncipe, coordenadores e formadores do PAISE-STP, entre outros.
O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e do Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.
Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.
Fonte: CIEP-UE